Alegando ser uma pergunta que lhe fazem constantemente, o veterano cantor Ron Keel explicou neste final de semana, em seu perfil no Facebook, o motivo de os álbuns The Final Frontiers (1986) e Keel (1987), do Keel, não estarem no Spotify e no iTunes (embora o disco homônimo esteja sim disponível no Spotify).
“Esses dois álbuns, originalmente lançados pela Gold Mountain através da MCA Records, em 1986/87, agora são de propriedade da Universal Music Group. A resposta simples sobre por que a UMG os removeu de todas as plataformas digitais / streaming é: Eu não sei!
Eu sei que estes são os favoritos dos fãs e pilares importantes da minha carreira, e peço desculpas – (isso) está fora do meu controle. Os domínios são comprados e vendidos, os direitos são transferidos. Demorou muitos anos para a Rock Candy Records garantir os direitos de licenciar/remasterizar/reeditar esses dois álbuns em CD há alguns anos (essas edições remasterizadas eram estelares).
A estrada dos sonhos partidos de rock and roll (N.R.: Ron faz um trocadilho com o título de Streets of Rock and Roll, último álbum de estúdio do Keel, lançado em 2010) é pavimentada com burocracia e papelada. Eu valorizo o passado, porém vivo para o hoje e trabalho para o futuro”, concluiu.
Considerado por muitos como o melhor álbum da banda, The Final Frontiers, terceiro álbum de estúdio do Keel, foi o segundo produzido por Gene Simmons (Kiss). O disco traz uma versão do Keel para o hit Because the Night de Patti Smith, composta por ela em parceria com Bruce Springsteen. Entre os convidados, o Keel contou neste álbum com a ex-The Runaways Joan Jett, com o tecladista Gregg Giuffria (Giuffria / Angel / House of Lords) e Jaime St. James (Black n’ Blue / Warrant), entre outros.
O álbum seguinte, Keel, teve o requisitado Michael Wagener (Dokken, Alice Cooper, Accept, Bonfire e muitos outros) na produção e também contou com a participação do amigo vocalista Jaime St. James em duas faixas. Até aquele momento, foi o último disco do Keel com os guitarristas Mark Ferrari (Cold Sweat) e Bryan Jay, que anos mais tarde voltaram para as gravações de Keel VI: Back in Action, de 1998.
No início deste ano de 2022, o Metal Cowboy Ron Keel lançou o EP Keeled, contendo cinco versões de músicas antigas do Keel regravadas com sua Ron Keel Band. Confira aqui.
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!