Desde 2007 o mundo não tem a oportunidade de conferir um novo álbum de KING DIAMOND. Foi quando saiu o álbum solo mais recente da banda comandada pelo vocalista homônimo, Give Me Your Soul…Please.
Fãs receberam um gostinho inicial do que parece ser um novo disco em 2019, quando foi lançado o videoclipe de “Masquerade of Madness”. A faixa deve integrar o próximo disco de KING, The Institute, ainda sem data para chegar a público.
Isso não quer dizer que o homem não esteja trabalhando. Em entrevista a Daniel Dutra para a edição 279 da Roadie Crew (clique aqui para comprar), o cantor — que veio ao Brasil recentemente para se apresentar com o MERCYFUL FATE no Summer Breeze 2024 — compartilhou alguns detalhes dos próximos passos de sua banda solo. Inicialmente, ele revelou:
“No momento eu também estou trabalhando em quatro músicas para a banda (KING DIAMOND), além de uma introdução e de outra parte especial. Há duas canções que estou editando, pois venho testando algumas coisas, e o ANDY (LAROCQUE, guitarrista) ainda devolveu algumas regravações para eu cantar por cima. Então, você pode ver que estamos a todo vapor em ambas as bandas (risos). Andy tem o mesmo sentimento que eu sobre a forma como estamos compondo, porque é como fazíamos antigamente, é como gostamos de trabalhar e é uma sensação maravilhosa.”
Em seguida, ao comentar sobre uma reunião de produção, o vocalista de nome KIM BENDIX PETERSEN relembrou que está planejando não um, mas dois álbuns com o grupo que leva sua alcunha artística. Ambos serão guiados por uma mesma história.
“Tivemos uma reunião de produção semana passada com o engenheiro de iluminação, o gerente de produção, nosso empresário e o ANDY, sendo que até o HANK (SHERMANN, guitarrista do MERCYFUL FATE) também estava presente, e discutimos a minha visão sobre a produção de palco para os shows do KING DIAMOND. A produção deverá refletir a nova história, que será dividida em dois discos. O engenheiro de iluminação me retornou no dia seguinte dizendo que pensou em algumas coisas que nunca ninguém viu antes, então será épico! Eu mesmo mostrei a ele algumas ideias que traduzem um pouco da visão que tenho há mais de um ano, e acredito que ele fará exatamente o que quero ver. Será realmente especial e inesquecível, uma forma totalmente nova de como nós, na banda KING DIAMOND, usamos iluminação no palco. Será muito obscuro, bem aterrorizante, e mal posso esperar para lançar os álbuns e sair em turnê.”
E o MERCYFUL FATE?
Ainda durante a entrevista, KING DIAMOND confirmou estar trabalhando em músicas inéditas do MERCYFUL FATE. Tendo retomado suas atividades em 2019, a banda não lança um novo álbum desde 9, de 1999.
“Estou no meu estúdio neste momento, porque estamos compondo. Se eu ainda tiver voz hoje, continuarei cantando mais tarde, pois também estamos gravando (N.R.: a entrevista foi realizada na primeira quinzena de março). Estamos trabalhando em três novas músicas que o HANK trouxe, estudando ideias exatamente como fazíamos antigamente. Ele traz o esqueleto da canção, e eu contribuo com as letras, só que também tenho algumas ideias.”
Na sequência, o artista dinamarquês declarou:
“A faixa-título do próximo álbum, por exemplo, será composta por mim. Já sei até qual será o título, mas não, eu não vou lhe contar qual é (risos). O que posso dizer é que está rolando como antigamente: eu componho umas três ou quatro músicas, e Hank, umas seis. Fazemos isso de propósito, para ficarmos o mais próximo possível do passado, porque é como nos sentimos agora.
A edição 279 da Roadie Crew pode ser adquirida clicando aqui.