O Lamb of God lançou hoje, 17 de março, a sua nova música: Memento Mori. A canção, que em tradução livre do latim significa ‘tenha cuidado com a morte’, abrirá o homônimo próximo álbum do grupo americano, que será lançado no dia 8 de maio, via Epic/Sony nos Estados Unidos e Nuclear Blast na Europa. Curiosamente, Memento Mori chega num momento em que o planeta se vê aterrorizado com a atual pandemia do Coronavírus.
“Existe uma quantidade vasta e incontestavelmente real de ocorrências deprimentemente negativas acontecendo em todo o mundo”, explica o vocalista Randy Blythe. “Atualmente, na vanguarda da mente de todos, está a pandemia global do Covid-19. Essa é uma preocupação muito real e as devidas precauções devem ser tomadas por todos, com o objetivo de proteger os que estão em maior risco – idosos, enfermos e imunocomprometidos. É um momento realmente assustador, mas nesta era hiperconectada, com seu ciclo interminável de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, de atrocidades, indignações e manchetes lúgubres – para não mencionar os lunáticos mal informados, que ficam loucos e espalhando desinformações e pânico nas redes sociais – é muito fácil perder de vista o fato de que a vida ainda continua e que boas coisas ainda acontecem”.
Blythe compôs Memento Mori meses antes do surto de Coronavírus, como um grito de guerra contra a dependência da humanidade em smartphones, computadores, aparelhos televisores e afins. Tecnologias empenhadas em trazer principalmente notícias ruins, como o próprio frontman ressalta: “Embora estes dispositivos possam ser ferramentas úteis, e é importante manter-se informado, é igualmente conveniente manter-se envolvido com o mundo físico real o qual vivemos e não apenas representações da realidade filtradas digitalmente”.
Memento Mori também recebeu videoclipe (veja abaixo). Randy fala do enredo: “Escrevi o tratamento narrativo do videoclipe há alguns meses para ilustrar o quão distorcido e míope nossos estados mentais podem se tornar quando deixamos de nos envolver com essa realidade – se tudo o que você presta atenção é uma catástrofe, logo você começará a ver monstros por onde olhar. Os monstros que usamos no vídeo são Sinisteria, uma casa local mal assombrada e sua trupe de performance sombria de Richmond, Virgínia, que eu conheci na rua em nossa parada anual Krampus Nacht. Richmond tem uma forte tradição de música alta e monstros fantasiados que trabalham lado a lado para alcançar marcos importantes – somos o berço do GWAR acima de tudo – e eu não poderia estar mais satisfeito com os resultados”, comemora.
“A música sempre esteve comigo, elevando meu ânimo em tempos difíceis, e a minha esperança é que a mensagem positiva dessa música faço o mesmo para os nossos fãs, agora e além. A data de lançamento da música foi definida há um bom tempo, mas o momento parece estranhamente propício em minha opinião. Então, curta a música e o vídeo e lembre-se de se afastar um pouco das telas – a vida real está esperando por você. Só temos uma chance, então não desperdice o dia. Fiquem todos bem, mantenham a cabeça fria, cuidem de si mesmos e cuidem um do outro”, aconselha Blythe.