O renomado produtor alemão Michael Wagener, dono do requisitado estúdio Double Trouble, anunciou neste domingo (25), dia de seu aniversário de 70 anos, que está saindo de cena. Sua aposentadoria é mais do que merecida, além de compreensível, afinal, imagine passar uma vida praticamente trancado em estúdio, ouvindo música alta por horas a fio. Em nota no Facebook, Wagener compartilhou sua decisão:
“Olá a todos. Estou ativo no mundo da música há mais de 50 anos e acho que é hora de me aposentar, sair e tirar umas férias. Vendi o estúdio e a Double Trouble Productions não existe mais como empresa oficial.
Tive um período incrível e conheci muitas pessoas maravilhosas, e sou grato por ter sido capaz de trabalhar com músicos tão bons e criar músicas tão incríveis.
Agora é hora de ver um pouco mais do mundo.
Este site eventualmente irá desaparecer. Chega de mixagens, produções e workshops. O estúdio foi vendido e, exceto por algumas guitarras, amplificadores e equipamento mínimo de estúdio, não sobrou muita coisa por aqui.
Quero agradecer a todos por me permitirem viver uma vida ótima e fazer o que amo. Estou olhando para um futuro de muitas viagens; tem sido uma ótima viagem até o momento”.

Em 1968, o então guitarrista Michael Wagener fundou com o vocalista Udo Dirkschneider uma banda chamada Band X, que acabou mudando o nome para Accept. Ao completar 18 anos, Wagener foi convocado pelo exército alemão e isso o impossibilitou de seguir em frente com o Accept, principalmente pela distância de onde estava morando, milhas longe da banda. Ao deixar o exército em 1972, ele passou a trabalhar como engenheiro de som em Hamburgo. Graças a sua amizade com Don Dokken, vocalista do Dokken, Wagener se mudou para Los Angeles, onde deu início a carreira de produtor. O pontapé inicial se deu em 1981 trabalhando no próprio álbum de estreia do Dokken. Dali para frente, Michael Wagener eternizou seu nome produzindo e/ou mixando álbuns seminais na história do hard rock e do heavy metal, como Master of Puppets (Metallica) e os dois primeiros álbuns do Skid Row, Skid Row e Slave to the Grind. Ao longo dos anos, Wagener assinou trabalhos para bandas como o próprio Accept e também Mötley Crüe, Warrant, W.A.S.P., Stryper, Great White, Poison, Keel, Alice Cooper, Extreme, Overkill, Testament, White Lion, Raven, Bonfire, Hammerfall, Kane Roberts, King’s X, Lordi, Malice, Ozzy Osbourne, Megadeth, entre outros, além de artistas pop, como, por exemplo, a cantora Janet Jackson (irmã de Michael Jackson). No total, os álbuns que incluem o nome de Michael Wagener atingiram a marca de quase 100 milhões de cópias vendidas.

Diversos músicos se manifestaram e prestaram suas homenagens à Michael Wagener pelos anos que ele se dedicou à indústria musical e também por seu aniversário. Confira algumas das mensagens enviadas ao agora aposentado produtor.
“Tudo de melhor, Michael” – Mat Sinner (Primal Fear)
“Parabéns, Michael” – Dino Elefante (produtor)
“Parabéns, Michael! Você tem feito algumas gravações maravilhosas em sua carreira. Tenho muita sorte de ter trabalhado com você em 1983 com o Black N Blue e você foi fantástico! Tenha uma boa aposentadoria” – Jaime St James (Black N Blue)
“Abençoe você por sua enorme contribuição para a trilha sonora de nossas vidas, Michael Wagener” – Dave Marshall (Vince Neil, Fiona)
“O cara… O mito… A lenda! Você pode ir embora sabendo que foi o melhor dos melhores, meu amigo. Muito obrigado” – John Gallagher (Raven)
“Obrigado por toda música maravilhosa que você criou, Michael! Agora vai curtir o seu tempo!” – Mike Fraser (produtor)
“Muito amor e respeito, sempre. Muito orgulhoso de ter um dos meus melhores álbuns incluído em sua lendária obra. Divirta-se! #calçadadafama” – Ron Keel (Keel)
“Foi um prazer trabalhar com você no álbum Low do Testament, e parabéns por sair vivo! Lamento nunca mais ter trabalhado com você novamente, mas estou muito feliz por você começar este novo capítulo. Curta!” – James Murphy (Testament, Obituary, Cancer, Death, Disincarnate)
“Oh, Michael Wagener, você fará muita falta. Obrigado pela oportunidade e prazer de trabalhar com você várias vezes ao longo dos anos. Você é verdadeiramente o melhor! Parabéns por sua merecida aposentadoria. Curta suas férias e espero vê-lo pelo caminho novamente algum dia. Deus o abençoe, meu amigo!” – Rob Rock
“Uau! Bom, meu amigo e mentor, bem merecido, aproveite este tempo para viver, observar e viajar. Você sempre foi um grande mentor e professor para mim. Algo que tentei passar para meus alunos. Vamos nos falar em breve! – Alex Perialas (produtor)
“Parabéns! Algo que eu sempre desejei foi trabalhar com você no Armored Saint… Tudo de melhor para um dos melhores! Obrigado por tudo o que você fez, Michael Wagener. Saúde!” – Phil Sandoval (Armored Saint)
“Obrigado, Michael Wagener” – Paul Crook (ex-Anthrax)
“Tudo de bom, Michael!” – Roland Grapow (ex-Helloween)
“Michael, trabalho bem feito!” – Jon Zazula
“Ei, Michael. Foi um prazer trabalhar com você. É uma ótima notícia que você reserve um tempo para viajar e desfrutar um pouco do que este planeta tem a oferecer. Bom trabalho. Curta!” – Chuck Billy (Testament)
“Desejo tudo de bom, cara! Na verdade, é duro ler isso! Obrigado por todo o seu maravilhoso trabalho, irmão” – Max Norman (produtor)
“Saúde para você e viaje pelas grandes conquistas da vida!” – Rikki Rockett (Poison)
“Aproveite!” – Bruce Kulick (ex-Kiss, Union, Grandfunk Railroad)
“Não, Michael! Obrigado por todas as músicas incríveis das quais você foi parte fundamental, e também por sua amizade! Tenha uma aposentadoria maravilhosa e muito merecida” – Nick Bowcott (Grim Reaper)
“Curta sua aposentadoria, Michael! Tudo de bom” – Simon Wright (Dio, AC/DC)
“Desejando a você todo o melhor, Michael! Parabéns por sua maravilhosa e lendária carreira. Muito amor e respeito. Billy.” – Billy Sheehan (Mr. Big, Sons of Apollo, The Winery Dogs)
“Uau! Parabéns por sua fabulosa carreira, Michael. Você me deu muita inspiração. Fique abençoado” – Roy Z. (produtor)
“Uau! Um passo legal. Feliz aniversário, Michael” – Axel Rudi Pell
“Uma grande porcentagem de todos os álbuns que eu amo, você está nela. Obrigado por sua lendária carreira, Michael, curta suas bem merecidas férias” – Edu Cominato (Jeff Scott Soto, Tempest)
“Feliz aposentadoria, você é o melhor! Venha para a Flórida e vamos jogar golfe, passear de barco ou fazer alguma pescaria” – Jeff Blando (Slaughter)
“Entre naquele avião e divirta-se. Eu sinto falta de voar com você para lugares divertidos para almoçar. Você é uma lenda e obrigado por tudo o que fez quando o music business era vivo e empolgante. Você sempre estava certo no jogo. Também aprendi muito trabalhando com você, como, ‘se a mixagem não soa empolgante em um volume super baixo, então não é empolgante’ (risos)” – Stevie Salas
“Feliz aniversário, Michael! Você merece uma pausa e, por favor, curta viajando o mundo! Na verdade, venha para Miami o mais rápido possível para que possamos cozinhar, curtir e rir fazendo novos tempos. Meu melhor para você e seus projetos futuros, sir. Você é um grande amigo!” – Matt Kramer (ex-Saigon Kick)
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações