fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

LEO LIBERTI e o versátil universo dos videoclipes

Um olhar profundo sobre a trajetória do diretor e a influente Libertà Films Studios

Foto: Edu Firmo

Leo Liberti tem uma trajetória marcada por inovação e ousadia. Tendo descoberto cedo a paixão pela música e pelo cinema, decidiu mergulhar no mundo da sétima arte, criando sua própria produtora. Sua missão era simples: produzir conteúdo audiovisual de alta qualidade para o meio musical, mas tendo sempre um toque artístico/cinematográfico. O visionário diretor paulistano, cuja carreira começou na MTV, transitou entre gêneros musicais de maneira impressionante ao trabalhar no mundo dos videoclipes.

“Eu veiculava meus trabalhos na MTV, depois fui para o sertanejo e MPB. Sou eclético e não me restrinjo a um tipo de trabalho. Fiz desde trabalhos com Sérgio Reis até Luan Santana, de Maraísa e Pablo da Sofrência, mas sou do rock e minha alma é heavy metal”, revela o diretor, que já trabalhou com nomes como Angra, Megadeth, Dee Snider (Twisted Sister), Europe, Saxon, Creedence, Nazareth, Judas Priest, Stratovarius, Machine Head, Scott Stapp e outros.

Em 2023, ele foi considerado um dos maiores diretores de videoclipe tanto nacional quanto internacional no quesito diversidade de artistas, quantidade de trabalhos e, claro, qualidade, ganhando um prêmio Grammy Latino e indicação ao Grammy internacional. Além disso, também já dirigiu para televisão e trabalhou para as maiores marcas do país, produzindo e dirigindo comerciais publicitários. Entre elas, LG, Accor, Abbot, Ogilvy, Unilever, Tectoy, Africa, DM9DDB, APAE, Itaú, Bradesco, O Boticário, C&A, Claro, Jaguar, Volvo, Kiss FM, Banco do Brasil, Mapfre, Midea Carrier, Outback, Sabesp, Rayovac, LATAM, XP, Coop e outras.

Foto: Edu Firmo

Junto das grandes agências com as quais trabalhou, conquistou os mais prestigiados prêmios da indústria publicitária. Foram seis Leões de Cannes e quatro CLIO Awards, além de trabalhos apresentados em festivais de Hollywood e de ter o prêmio ESPM de Responsabilidade Social na Propaganda, tema que está sempre presente nos seus trabalhos e na produtora Libertà, que se destaca por sua postura inovadora e sempre voltada à responsabilidade social.

Afora questões sociais, os assuntos espirituais e místicos sempre estiveram nos trabalhos de Leo Liberti. Ainda que crie filmes super pesados e com fotografia soturna – também pudera, seu maior ídolo artístico é o italiano Caravaggio –, ele sempre tenta deixar uma mensagem positiva. “Acredito que o clipe é uma ferramenta de transmutação para as pessoas, pois ele une três grandes poderes: a música, a força do artista e a mensagem que o vídeo precisa passar.”

Entusiasmado com a crescente tendência de transformar videoclipes em verdadeiros curtas-metragens, considera que “cada clipe reflete a visão única de cada banda, mas penso que o objetivo principal é impactar o público de forma emocional. No final a arte emociona ou não, o resto é discussão erudita de quem não faz arte”.

Liberti enfatiza seu amor por filmes de ação e suspense como fonte de inspiração no caso da música pesada. O diretor, inspirado em diretores de renome como Kubrick, Christopher Nolan e Glauber Rocha criou uma mistura de elementos que definem seu estilo único. “Os clipes precisam ter um estilo Hollywoodiano, mas sem perder as nossas origens brasileiras. Necessitam de uma cor única, uma fotografia contrastada e uma verdade nua e crua. Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão é para mim a maior máxima do cinema.”

Em contrapartida ao cenário obscuro, ele usa suas redes sociais, o Instagram em especial, para reflexões simples e práticas sobre Filosofia e Espiritualidade. “Meus trabalhos como diretor estão nas redes oficiais dos artistas e marcas.”

Com relação ao uso da Inteligência Artificial, acredita que ela vem para auxiliar, “mas nunca para substituir o dom humano (espiritual)”. Segundo o diretor, só o espírito é capaz de unir esses símbolos sutis. “De uma forma análoga a um Baby Reborn, ele pode ser cada vez mais parecido com o humano, mas jamais será uma criança de verdade com suas nuances e características, inclusive os defeitos, que farão desse ser algo único. Porém, é uma grande ferramenta! É criatura e não criador”, conclui.

Site relacionado: https://www.libertafilmes.com.br/
Instagram pessoal: https://www.instagram.com/leonardo_liberti/

E-mail: atendimento@libertafilmes.com.br

 

 

 

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes