A banda britânica de hard rock Lionheart, que conta em uma das guitarras com ninguém menos do que o ex-Iron Maiden Dennis Stratton, lançou o clipe da música Widows, de seu álbum The Reality of Miracles, que será lançado no próximo dia 31 de julho, via Metalville Records.
O vídeo foi dirigido por Neil Griffiths, que com a ajuda da técnica de Chroma Key conseguiu dar a impressão de que os músicos estavam todos juntos no cenário, mesmo cada um tendo atuado separadamente, devido ao distanciamento social por conta da pandemia do Coronavírus. Assista:
O Lionheart foi fundado no final de 1980 por Stratton, Steve Mann (Michael Schenker Fest) e Rocky Newton (ex-MSG), com Clive Edwards (ex-OVNI) completando a formação um pouco mais tarde. A banda começou a tocar ao vivo constantemente, incluindo shows regularmente esgotados no London Marquee Club. Entre 1981 e 1984, mais shows se seguiram, incluindo uma apresentação no Reading Fetival de 1981, ao lado dos compatriotas do Def Leppard, Whitesnake e Saxon.
Em 1984, a CBS Records ofereceu um contrato ao Lionheart. Com o novo vocalista Chad Brown o álbum de estreia, Hot Tonight, foi gravado em Los Angeles. Phil Lanzon (Uriah Heep) ingressou na banda como novo tecladista antes de Chad Brown ser substituído por Keith Murrell (Airrace, Mama’s Boys) em 1985. A banda foi atingida por problema gerenciais, e o resultado foi a sua dissolução em 1985.
Posteriormente, Rocky contribuiu com vocais de apoio para os álbuns Pyromania e Hysteria, clássicos do Def Leppard, antes de ingressar no Michael Schenker Group. Steve Mann montou seu primeiro estúdio comercial e depois novamente se juntou à Rocky no McAuley Schenker Group. Por sua vez, Stratton deu início à uma parceria de 15 anos com o Praying Mantis. Por fim, Clive passou a tocar com o guitarrista Bernie Marsden (Whitesnake) e com o OVNI.
Em 1999, o Lionheart lançou um álbum duplo com demos antigas, que venderam bem e mais uma vez geraram interesse na banda. Em 2016, os organizadores do Rockingham Festival, em Notthingham, convidaram o Lionheart para fazer um show de reunião. Os quatro membros fundadores aproveitaram a oportunidade e trouxeram Lee Small, ex-líder do Shy, à bordo como vocalista. O show recebeu críticas fantásticas e eles decidiram gravar outro álbum, Second Nature, de 2017. O álbum foi aclamado pela crítica e votado como “Álbum AOR do Ano”, pela revista Classic Rock. Na sequência, vieram uma apresentação no “Sweden Rock Festival”, mini-turnês co-headline pelo Japão ao lado do Praying Mantis e uma turnê pelo Reino Unido com o Airrace.
Quando o single de Natal Mary Did You Know foi lançado em dezembro de 2018, os músicos já estavam gravando o álbum seguinte. Embora a maior parte de 2019 tenha sido retomada por outros projetos, os membros da banda se reuniram no tempo de inatividade para gravar The Reality of Miracles. As treze músicas foram gravadas no estúdio de Steve Mann em Hannover, com ele mesmo cuidado da produção, mixagem e masterização do álbum.
Tracklist de The Reality of Miracles:
- Salvation
- Thine is The Kingdom
- High Plains Drifter
- The Reality of Miracles
- Five Tribes
- Behind the Wall
- All I Want is You
- Widows
- Kingdom of the East
- Outlaws of the Western World
- Overdrive
- The First Man
- Still it Rains on Planet Earth (Lacrimosa)
O Lionheart é formado por:
Dennis Stratton – guitarra (Iron Maiden e Praying Mantis)
Steve Mann – guitarra e teclado (Michael Schenker Group)
Rocky Newton – baixo e backing vocals (McAuley Schenker Group)
Clive Edwards – bateria (UFO, Wild Horses e Uli Jon Roth)
Lee Small – vocal (Shy e Phenomena)