Quando se pensa em guitarrista do AC/DC, a primeira imagem que vem à cabeça é ANGUS YOUNG. Natural e até esperado, tendo em vista as frequentes aparições nas capas dos discos. Entretanto, seu irmão MALCOLM YOUNG – falecido em 2017 – era uma peça tão vital quanto ele para o som do grupo australiano.
Um integrante do THE DARKNESS quer mais reconhecimento para o músico. Em entrevista à Total Guitar (via Guitar World), DAN HAWKINS discutiu as origens de seu estilo e citou que tudo veio da banda australiana, especificamente MALCOLM.
Ele falou:
“Foi meu irmão, JUSTIN (vocalista e guitarrista), que me apresentou ao AC/DC. Eu imediatamente identifiquei o ritmo como algo que eu podia fazer. Eu conseguia ouvir esse cara tocando de um jeito que me fazia pensar: ‘poxa, eu talvez seja capaz de fazer isso!’ A abordagem do MALCOLM tinha groove, mas também era furiosa e agressiva.”
O guitarrista do THE DARKNESS ainda descreveu o trabalho que fez de aprender as partes de YOUNG. Segundo o músico, o estilo dele parece simples, mas a execução é outra história.
“Ele não tocava de leve. As partes dele soavam simples, mas quando você se aprofunda, apesar de serem apenas acordes abertos, eles são bem complicados. […] Passei dois anos com o aparelho de som só tocando o lado esquerdo, para poder escutar apenas o MALCOLM.”
Autoconhecimento e THE DARKNESS
Esse período de estudo deu certo? Sim e não, segundo o músico de Lowestoft, na costa leste da Inglaterra. E isso levou ao THE DARKNESS.
Ele disse:
“Eu fiz minhas 10 mil horas tentando copiar ele. Num certo nível eu falhei, mas isso me ajudou a encontrar meu próprio caminho. Se você tenta emular ele, é que nem esporte: um erro e tudo cai por terra.”
Entretanto, a ausência de erros na técnica de MALCOLM YOUNG é algo que ainda impressiona DAN HAWKINS. Especialmente seu senso de tempo.
“MALCOLM nunca deu um passo em falso. Sempre estava no tempo certo. Se a cozinha (baixo e bateria) começava a divergir, ele seguia e os trazia de volta ao caminho certo. Dá pra escutar isso no material ao vivo… incrível! Ele é certamente um dos guitarristas mais subestimados de todos os tempos.
MALCOLM YOUNG, a base do AC/DC
MALCOLM YOUNG se aposentou oficialmente do AC/DC em 2014 após ser diagnosticado com demência. A banda continuou, com sua bênção.
Apesar de não dominar os holofotes como seu irmão mais novo, o músico recebeu bastante reconhecimento após sua morte. Numa eleição de 2023 feita pela Rolling Stone, ele foi eleito o 38º maior guitarrista de todos os tempos — junto com ANGUS.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.