O estilo de uma banda é algo precioso. Muitas vezes surge a partir do equilíbrio de influências dos envolvidos, mas isso também significa que um integrante precisa suprimir seus instintos em nome da harmonia. No caso de MARK TREMONTI no CREED, ele não podia soar metal demais.
O guitarrista discutiu o papel do metal em sua abordagem musical durante entrevista à Guitar Player (via Guitar). MARK reconheceu a influência de bandas grunge no seu estilo, mas afirmou que seu amor pelo gênero mais pesado já existia.
Ele declarou:
“Acho que nossa banda era uma mistura de diferentes estilos. Eu adorava ALICE IN CHAINS e SOUNDGARDEN quando eles surgiram, mas minhas influências vinham desde antes disso.”
Quanto à divisão de influências dentro do CREED, TREMONTI ofereceu um mapa dos gostos de cada integrante. O músico fez questão de apontar como o vocalista SCOTT STAPP tinha um gosto diferente por causa de sua criação mais rígida.
Ele disse:
“Eu era o metaleiro da banda, enquanto SCOTT cresceu escutando muito ELVIS, THE DOORS e rock clássico. A família dele era bem conservadora; não acho que tocava muito rock and roll na casa dele. BRIAN [MARSHALL, baixista] era fã do RUSH, e a banda preferida de SCOTT PHILLIPS [baterista] era LIVING COLOUR.”
Sem metal no CREED
Mesmo com tantos gostos diferentes, os três colegas de MARK TREMONTI concordaram que ao menos não queriam ser uma banda de metal. Isso era ruim para o guitarrista por ser não apenas o fã residente do gênero, como também o compositor principal.
Isso o forçava a pensar diferentemente sobre suas influências. Ele explicou:
“Como eu era o cara que compunha a maior parte da música no CREED, eu criava metal. E eles constantemente reagiam contra isso, falando que era ‘metal demais’. Eu tinha que me adequar ao padrão do resto dos caras, e daí veio nosso som.”
Felizmente para MARK TREMONTI, sua abordagem acabou sendo um sucesso. O CREED vendeu mais de 50 milhões de cópias durante seu período inicial de atividade, o suficiente para terminarem os anos 2000 no Top 10 de artistas mais bem-sucedidos da década, segundo o Yahoo.
As influências mais pesadas do guitarrista foram exploradas em outros momentos de sua carreira. Seja no ALTER BRIDGE, formado após o fim do CREED, ou no projeto solo TREMONTI, o músico soa mais heavy.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.