Nesta segunda-feira, no Japão, aconteceu o que milhares de fãs de Megadeth esperaram por muitos anos. Finalmente, após 23 anos de separação, a banda subiu ao palco da arena Budokan, tendo a participação especial de seu ex-guitarrista, o virtuoso e aclamado Marty Friedman, que há 20 anos reside no país.
Localizado no Kitanomaru Park, em Tóquio, o Budokan recebeu 8.000 felizardos, que testemunharam o momento histórico que aconteceu nessa visita do Megadeth ao Japão em divulgação de seu novo álbum de estúdio, The Sick, The Dying… And The Dead!, de 2022.
O show “They Only Come Out at Night – Live at Budokan” teve transmissão mundial e ficará disponível ‘on demand’ por dois dias. Os fãs que adquiriram ingressos para a transmissão tiveram acesso VIP virtual ao pré-show do Megadeth, com um vídeo exclusivo dos bastidores capturando a viagem de Dave Mustaine, Kiko Loureiro, James LoMenzo e Dirk Verbeuren pelo Japão e os bastidores do encontro com Marty Friedman.
No setlist, a banda incluiu clássicos e duas músicas de The Sick…, Soldier On! e o single We’ll Be Back, que foi indicado ao GRAMMY® desse ano. Porém o ponto alto foi quando após o hit A Tout Le Monde os telões mostraram trecho da audição de Marty Friedman tocando Wake Up Dead junto com Mustaine, David Ellefson e o saudoso Nick Menza, antes de ser oficializado como novo guitarrista do Megadeth e gravar o clássico quatro álbum do grupo, Rust in Peace, de 1990. Ao final do vídeo, Mustaine convocou seu antigo guitarrista, dizendo: “Perguntei a Kiko se ela gostaria de ter um convidado e ele prontamente concordou, dizendo: ‘Marty é um grande guitarrista, de todas as maneiras'”. E em quinteto, a banda entregou o primeiro presente aos fãs, a música Countdown to Extinction – do álbum de mesmo nome lançado em 1992 -. que não era tocada ao vivo há dez anos. Na sequência, Friedman permaneceu no palco para mais duas: Tornado of Souls, onde brilhou na hora do solo que compôs para esse clássico de Rust in Peace e que se tornou um dos mais aclamados solos do heavy metal, e também o megahit Symphony of Destruction. Ao final da participação de Friedman, ele e Mustaine trocaram um abraço emocionante, sob aplausos do público nipônico.
Essa apresentação do Megadeth no Budokan fez justiça ao que aconteceu no mesmo local em 1993, durante a turnê do mencionado Countdown to Extinction, quando o grupo interrompeu sua apresentação após pouco mais de 15 minutos por “problemas de saúde” entre os membros.
Essa nova visita do Megadeth ao Japão, começou com show no último dia 24, no Toyosu PIT, também em Tóquio, e se encerrará nesta terça-feira (28), no Grand Cube, em Osaka.
Assista vídeos, gravados por fãs, da participação de Marty Friedman no show do Megadeth e também um vídeo captado dos bastidores antes do show apresentado na transmissão:
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!