Em um belo gesto altruísta, o Metallica resolveu tomar uma atitude perante o caos instaurado no mundo com a pandemia do COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Através de sua fundação de caridade sem fins lucrativos All Within My Hands, o grupo providenciou doações, que totalizam uma soma de 350 mil dólares, que serão destinadas à organizações dedicadas a ajudar pessoas afetadas pela doença. São elas: Feeding America, Direct Relief, Crew Nation, USBG National Charity Foundation e One Final Note.
O Metallica comentou a escolha por cada uma das organizações beneficiadas:
Feeding America
“No início desta semana, falamos sobre o recém-lançado Fundo de Resposta COVID-19 da Feeding America, enquanto eles continuam trabalhando com sua rede de bancos de alimentos locais, reagindo às necessidades específicas de cada comunidade. À medida que a necessidade continua a crescer, nosso banco local de alimentos sofrem com a falta de voluntários, doações e assistência à distribuição de alimentos em seus canais normais. A A.W.M.H. prometeu 100 mil dólares à esse fundo”.
Direct Relief
Na semana passada, a Direct Relief respondeu à 22 países, fornecendo mais de 40 toneladas de equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde nas linhas de frente. A Direct Relief continuará a expandir e a diversificar seus esforços como os efeitos secundários desta pandemia no sistema de saúde se tornando mais evidentes. A Direct Relief está em constante colaboração e comunicação com os aliados na batalha para gerenciar esse surto por meio de seus relacionamentos com agências globais, internacionais e nacionais, como a OMS, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, CDC, ASPR, Escritórios Estaduais de gerenciamento de emergências, etc. A A.W.M.H. prometeu 100 mil dólares à esse fundo”.
Crew Nation
“Como todos sabem, os shows ao vivo do Metallica não seriam possíveis sem os inúmeros membros da equipe trabalhando nos bastidores. Como o COVID-19 coloca toda a indústria da música ao vivo em pausa, queremos estender uma mão amiga para as equipes de turnê e de show, que dão suas vidas vivendo show por show. Nossos parceiros na Live Nation comprometeram 10 milhões de dólares para sua iniciativa Crew Nation, contribuindo com cinco milhões iniciais para o fundo e, em seguida, igualando os próximos cinco milhões doados por artistas, fãs e funcionários. Estamos felizes em doar 100 mil dólares a esse fundo para ajudar aqueles que fazem tudo acontecer para nós, ano após ano, na estrada”.
USBG National Charity Foundation
“Além das equipes trabalhadoras que nos apoiam em turnê, contamos com o setor de hospitalidade mundial. Como restaurantes, hotéis, cafeterias, bares e outros fornecedores de alimentos e bebidas foram forçados a fechar ou operar no modo entrega/coleta, centenas de milhares de trabalhadores ficam subitamente sem emprego. Estamos comprometendo 50 mil dólares com o Programa de Assistência de Emergência para Bartender (BEAP), para ajudar barmen, restaurantes e servidores de bar que necessitam de assistência financeira”.
One Final Note
“Como a pandemia do COVID-19 nos obrigou a ficar em nossas casas, o Metallica lançou a série de streaming Metallica Mondays: toda segunda-feira às 21 horas, eles transmitem um show completo dos arquivos de vídeos do Metallica, diretamente para o seu sofá via Facebook Live e You Tube. Doações generosas ao A.W.M.H., de fãs que assistem à série semanal, já somam 15 mil dólares e continuaremos a arrecadar fundos durante as transmissões semanais para apoiar os impactados pelo COVID-19”.
O Metallica acrescentou: “Sabemos que este é o momento mais difícil para muitos de vocês, mas se você deseja apoiar alguma dessas organizações, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente com nossos parceiros incrivelmente dedicados, pois as necessidades são muito abrangentes. Cada dólar ajuda”.
A All Within My Hands tem um histórico exemplar de solidariedade. Em 2019, por exemplo, a fundação se juntou ao Metallica para trabalhar voluntariamente nos bancos de comida dos Estados Unidos, chamando os fãs para fazerem o mesmo.