Não existe grupo mais importante para a música popular que os BEATLES. Entretanto, um dos álbuns mais famosos deles tem significado especial para MIKE PORTNOY.
O baterista do DREAM THEATER deu uma entrevista na qual listou os discos que mudaram sua vida. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) foi o primeiro citado.
Em conversa com a Classic Rock, o músico falou sobre a ligação dele com o álbum. Especificamente, ressaltou a proximidade do lançamento com seu nascimento. PORTNOY falou:
“O primeiro é um álbum que saiu seis semanas após eu sair – Sgt. Pepper’s, dos BEATLES. Mudou minha vida e acho que mudou a vida de todo mundo no planeta, porque naquela época era o disco mais revolucionário já feito.”
O álbum, lançado em 26 de maio de 1967, é frequentemente listado entre os maiores da história. Além disso, seu sucesso comercial – mais de 32 milhões de cópias vendidas, o que o coloca entre os 30 discos mais bem-sucedidos do século 20 – provou a capacidade de obras conceitualmente ambiciosas impactarem o público.
Segundo o baterista, isso tem a ver com a riqueza de detalhes da produção, mesmo sob as limitações tecnológicas da época. Ele disse:
“Até hoje continua um dos álbuns mais revolucionários a serem lançados. O fato deles terem feito um trabalho tão incrível em apenas quatro canais no estúdio é inacreditável. É um daqueles discos em que quebraram todas as regras vigentes, e escreveram um novo livro de regras no processo. A produção é tão rica.”
Outros álbuns que mudaram a vida de MIKE PORTNOY
O resto da lista de MIKE PORTNOY ainda contou com álbuns de artistas como THE WHO, PINK FLOYD, METALLICA, RADIOHEAD, RUSH e FRANK ZAPPA, além de incluir o lançamento responsável por catapultar o DREAM THEATER ao estrelato, Images and Words. O baterista comenta sobre o impacto do segundo disco de estúdio dos gigantes do metal progressivo:
“Eu não estaria aqui falando contigo se não tivéssemos feito e lançado esse álbum. Mudou minha vida e me colocou no caminho pra fazer tudo que fiz desde então. Fizemos esse disco num ponto da carreira do DREAM THEATER no qual quase jogamos a toalha. Fizemos esse trabalho após ficarmos sentados sem fazer nada por quase dois anos, após o fracasso da nossa estreia [When Dream and Day Unite (1989)]. Havíamos mudado de vocalista e gravadora, passamos dois anos compondo esse material com nada ao nosso favor – sem público, sem fãs, sem empresários, sem vocalista, sem gravadora.
Chegamos bem perto de nos separar, mas nos mantivemos juntos, arranjamos um cantor, assinamos com um selo novo, fizemos esse álbum e quando saiu ficou encostado na prateleira por alguns meses antes de alguém notar. Mas uma vez que ‘Pull Me Under’ estourou em outubro de 1992, tudo mudou. Mudou o curso da banda e da minha vida. Pra sempre. Nos deu uma plateia que permaneceu conosco desde então.”
Confira o top 10 de discos que mudaram a vida de PORTNOY a seguir.
- Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)
- Pink Floyd – The Wall (1979)
- The Who – Live at Leeds (1970)
- Led Zeppelin – The Song Remains the Same (1976)
- Kiss – Alive! (1975)
- Rush – Exit…Stage Left (1981)
- Frank Zappa – Sheik Yerbouti (1979)
- Metallica – Kill ‘Em All (1983)
- Radiohead – OK Computer (1997)
- Dream Theater – Images and Words (1992)
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: