Embora Mike Tramp nunca antes tivesse planejado gravar um álbum cantando em seu idioma, o dinamarquês mais conhecido do hard rock (vide White Lion e Freak of Nature) assim o fez em For Første Gang.
A motivação para isso veio de uma letra que Tramp recebeu de Lars Daneskov, autor de sua biografia “The Vagabond – The Story About Mike Tramp”, de 2005.
Nesse seu 13° álbum solo de estúdio Tramp oferece uma proposta muito mais intimista, repleta de baladas e canções sofisticadas que caíram bem para seu estilo não muito refinado de cantar.
Aliás, é nessa sonoridade de viés pop que Tramp muitas vezes parece se dar bem, mais do que no White Lion onde pecava pela falta de versatilidade.
Embora muitos possam torcer o nariz pelo excesso de baladas, o disco dispõe também de músicas despojadas, como Vejkort, Jeg Holder Fast e Min by (confira esse e outros videoclipes abaixo).
A decisão de Tramp em cantar em seu idioma resultou em algo mais interessante e assertivo do que o já lançado álbum The Songs of White Lion.
For Første Gang For Altid:
Vejkort:
Min By: