Houve uma época na qual o chamado glam metal era a maior força do rock em termos comerciais. Bandas do estilo dominavam as paradas dos anos 1980 e seus clipes cobriam a programação da MTV. Entretanto, tudo mudou de repente — e Mike Tramp tem sua teoria sobre o motivo para isso.
Em entrevista ao The Jeremy White Show (via Blabbermouth), o vocalista do já encerrado White Lion refletiu sobre essa mudança de paradigma no rock. Segundo o músico, grande parte da responsabilidade pertence à indústria musical em si por explorar demasiadamente aquele tipo de som.
Tal argumento se contrapõe à tese de que a simples chegada de outros subgêneros alternativos na década de 1990, como o grunge, soterrou o hard rock oitentista. Ele disse:
“Os anos 1980 foram mortos e enterrados pelas gravadoras e a indústria porque uma vez que atingiram sucesso com o White Lion, assinaram com o Skid Row. E quando assinaram com o Skid Row, assinaram depois com o ‘novo Skid Row’. Era uma linha de montagem. Era o iPhone 25, que já deve estar sendo desenhado.”
Tramp expandiu seu ponto além das gravadoras. O cantor também culpou a MTV nessa história.
“Basicamente incentivou toda banda dos anos 80 a se destruir porque no final – e não vou usar o meu caso –, a última onda de bandas dos anos 80 eram uma completa piada. Tinham copiado a gente cinco milhões de vezes. Não consigo nem olhar ou escutar porque não tinha originalidade alguma.”
A chegada do grunge
Fato é que o glam metal foi substituído no topo da “cadeia alimentar do rock” pelo grunge no início dos anos 1990. O sucesso estrondoso do Nirvana e de outras bandas de Seattle com estética completamente oposta ao estilo refletiu uma vontade do público por algo novo, segundo Mike Tramp.
O frontman, todavia, reforça também que não se tratava simplesmente do grunge. O rock alternativo como um todo cresceu a duras penas ao longo dos anos 1980 e ofereceu uma nova opção ao público global, que já estava pronto para isso. Enquanto isso, o glam metal não inovou o suficiente para manter o interesse de sua plateia.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.