fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Morre BURKE SHELLEY, ex-BUDGIE; LARS ULRICH (METALLICA) e MIKAEL ÅKERFELDT (OPETH) lamentam

Morreu na última segunda-feira (10), o vocalista e baixista Burke Shelley, que integrou a banda inglesa de hard ‘n’ heavy Budgie, que foi formada em 1968. A notícia sobre a morte do músico foi comunicada no Facebook por sua filha, Ela:

“É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley. Ele morreu enquanto dormia esta noite no Hospital Health, em sua cidade natal (Cardiff). Ele tinha 71 anos.

Por favor, respeite a família neste momento.

Com amor, seus quatro filhos: Ela, Osian, Dimitri e Nathaniel”.

A causa da morte não foi anunciada até o momento, no entanto, em 2020 Shelley revelou sofrer de aneurisma da aorta (mesma doença que acometeu o guitarrista Richie Faulkner, durante um show do Judas Priest no final de setembro de 2021), um inchaço anormal da artéria. Por conta disso, em 2010 ele passou por cirurgia, mas os danos causados em seu diafragma o impediram de cantar corretamente, o que consequentemente fez com que a banda parasse as atividades. Além do problema cardíaco, Shelley lutava contra a síndrome de Stickler, doença genética que atinge a visão, audição e articulações – ele se negou a se submeter à cirurgia, com receio do risco de danos irreversíveis à coluna.

Shelley fundou o Budgie ao lado de Tony Bourg e de Ray Phillips, porém ao longo dos anos acabou sendo o único da formação original a permanecer no grupo. O Budgie influenciou no surgimento da New Wave of British Heavy Metal, assim como se tornou referência para muitas bandas mundo afora, dentre elas o Metallica foi a que trouxe maior visibilidade ao grupo britânico, com seus covers das músicas Breadfan e Crash Course in Brain Surgery, lançados, respectivamente, no lado B do single Harvester of Sorrow, de 1988, e no EP The $5.98 EP: Garage Days Re-Revisited, de 1987.

Falando em Metallica, Lars Ulrich lamentou a morte de Shelley:

“Obrigado, Burke, por tudo o que você fez pela música pesada e muito apreço em alto nível por co-escrever e criar duas músicas que o Metallica teve a honra de gravar ao longo dos anos, Breadfan e Crash Course in Brain Surgery”.

Outro músico que também manifestou sua tristeza com a morte de Shelley foi Mikael Åkerfeldt, do Opeth:

“Quase engasguei com meu café esta manhã quando li que um dos meus ídolos, o grande Burke Shelley, do Budgie, havia falecido. Que perda terrível. A maioria das pessoas conhece o Budgie como a banda que o Metallica ‘coverizou’ (Breadfan e Crash Course in Brain Surgery) há muito tempo. Eles permaneceram oprimidos na cena, mesmo estando lá no início da criação do hard rock / heavy metal. Acho que Burke era um daqueles caras que se sentiam bastante desconfortáveis com o rótulo de heavy metal, mas é inegável que eles foram fundamentais para trazê-lo para as massas. Eu os conheci nos anos 80. Um amigo meu (obrigado, Stefan!) me fez ouvir Bandoiler, de 1975. Não foi o lado pesado da música deles que me atraiu, mas o lado suave. Músicas como Slipaway são lindas. A majestosa Napoleon Bona-Part 1 & 2 exibiu uma dinâmica que muitos de seus pares simplesmente não tinham. Desde então, tenho uma seção do Budgie muito legal. Seu lado mais suave ainda é minha parte favorita de sua música. Everything in My Heart, You and I, Make Me Happy, Young is a World e por aí vai. Burke tinha qualidade de jazz em sua voz, assim como a habilidade de gritar como os melhores. Acho que ele era um grande fã de Paul McCartney, ou pelo menos foi o que ouvi. Gravamos dois álbuns no estúdio Rockfield, em Monmouth, País de Gales, que era uma espécie de estúdio de referência para o Budgie. Lembro-me de esperá-los passar, mas eles nunca passaram. Por que fariam isso? Sonhos infantis meus. Então, nunca os conheci, infelizmente. No entanto, consegui vê-los ao vivo duas vezes, e são fantásticos! Obrigado, Burke, por todas as suas ótimas músicas! Nossas sinceras condolências à família Shelley, bem como aos demais membros da banda, do passado e do presente”.

Edições avulsas, assinatura física e digital.

Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop

Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes