fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Morre NELSON BRITO, baixista do Golpe de Estado

Morreu nesta sexta-feira, 12 de julho, um dia após completar 64 anos, o baixista e fundador da banda Golpe de estado Nelson Brito. Nelson foi diagnosticado recentemente com um câncer de intestino, foi operado e estava se recuperando até sofrer uma parada cardiorrespiratória. Foi levado à UTI e hoje, um dia após seu 64º. aniversário, foi tocar em outro plano.

Nelson conheceu o baterista Paulo Zinner quando ambos ainda eram crianças, no final dos anos 60. Em entrevista para a ROADIE CREW, Nelson lembrou daqueles tempos: “Naquela época, o pessoal se reunia pra ouvir música, o (guitarrista e vocalista) André Christovam morava ali perto e também se juntava com a gente. E aí a gente foi ficando louco… (risos) Começou aquele lance de ‘vamos fazer uma banda!’ Coisa de moleque, mas que não parou até hoje…” André, Nelson e Paulo criaram o Fickle Pickle, power trio calcado no classic rock, mas foi em meados dos anos 80 que Nelson, Paulo, Catalau (vocal) e Helcio Aguirra (guitarra) deram início a uma das bandas mais importantes do rock nacional, o Golpe de Estado. Com a banda, Nelson gravou 8 discos de estúdio e 2 ao vivo, além de vivenciar as barras que a banda atravessou, como as saídas de Catalau e Paulo Zinner, e, maior perrengue de todos, a morte de Helcio Aguirra em 2014. Mesmo assim, Nelson continuou levando o legado do Golpe adiante e em 2022 a banda lançou seu último trabalho, o aclamadíssimo Caosmópolis, com João Luiz (vocal), Marcelo Schevano (guitarra) e Roby Pontes (bateria). O Golpe vinha se apresentando normalmente e fazendo aqueles shows intensos que todos se acostumaram a assistir.

A notícia da passagem de Nelson mobilizou o mundo da música. O também baixista Pepe Bueno, líder da banda Os Estranhos, afirmou: “Nelson é uma das grandes referências para nós, baixistas brasileiros. Linhas de baixos antológicas, como a de Paixão, deixam um legado para nós e para o rock brasileiro. É um amigo que deixará saudades, de longos papos noite a dentro ouvindo Stones e criando movimentos. Te amo, meu amigo.” O parceiro Marcelo Schevano escreveu no Facebook: “Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de ter convivido de perto contigo pelos últimos 25 anos… Já deu saudades… Um dia nos veremos novamente.” O vocalista China Lee escreveu: “Vou sentir muito sua falta. Te amo, irmão. Descanse em paz.” Ricardo Batalha também se despediu do amigo: “Descanse em paz, Nelsão. O Brasil lhe felicitou ontem pelo seu aniversário e hoje você nos deixou. Sua memória será eterna, assim como todas as boas músicas que gravou com o Golpe de Estado e que fizeram parte da trilha das nossas vidas.”

A ROADIE CREW lamenta a morte do grande Nelson Brito e se solidariza com sua família e amigos. E este repórter, que teve o privilégio de privar de sua amizade, confessa que está passando um dos dias mais tristes dos últimos tempos.

 

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

48,4k

57k

17,3k

977

23,1k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress