Infelizmente, o heavy metal já tem a primeira baixa de 2025. Aos 59 anos, faleceu Russ North, ex-vocalista da cultuada banda britânica Cloven Hoof, no último dia 2 de janeiro. A causa da morte não foi divulgada. O comunicado foi feito no Facebook pelo baixista do grupo, Lee Payne, que escreveu:
“Acabei de receber uma notícia trágica: infelizmente, Rush North faleceu. Seus vocais fantásticos em Dominator e A Sultan’s Ramson nunca serão esquecidos e sempre servirão como um testemunho de seu imenso talento vocal. Condolências à sua família neste momento triste. Deus abençoe Russ, você era de classe mundial!”.
Entre idas e vindas do Cloven Hoof, Russ North participou de dois dos álbuns mais icônicos da banda: Dominator (1988) e A Sultan’s Ransom (1989), ambos considerados clássicos no cenário do metal underground.
A voz de Russ North era marcante por sua potência e versatilidade, com um alcance vocal impressionante que se destacava em músicas épicas e intensas. Ele trouxe uma identidade única ao som do Cloven Hoof, contribuindo para o reconhecimento da banda na cena do New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM).
Após sua saída do Cloven Hoof, Russ North seguiu envolvido em projetos musicais e apresentações ao vivo, mas sua carreira nunca alcançou o mesmo nível de notoriedade que teve durante seu período com a banda. Ele sempre foi lembrado com muito respeito e admiração pelos fãs e colegas músicos por seu talento vocal excepcional.
Em 1993, North fez um teste para o Iron Maiden após a saída de Bruce Dickinson; segundo Lee Payne, ele posteriormente decidiu retirar sua candidatura por não querer se dedicar a longas turnês e viagens. Posteriormente, mudou-se para a Espanha, até retornar para a banda em 2006.
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.