Sheldon “Shel” Talmy, produtor americano responsável por algumas das músicas mais icônicas dos anos 1960, faleceu na última quarta-feira (13) em sua casa em Los Angeles, aos 87 anos, devido a complicações de um derrame. A informação foi confirmada por um representante à revista Variety.
Talmy foi um dos grandes nomes por trás do som característico do Brit Beat, sendo o produtor de sucessos inesquecíveis como You Really Got Me e All Day and All of the Night, dos Kinks, e My Generation e I Can’t Explain, do The Who. Ele também deixou sua marca em clássicos como Friday on My Mind, dos Easybeats, além de colaborar com Manfred Mann, Amen Corner (não confunda com a banda brasileira de black metal), Chad & Jeremy, entre outros.
Além disso, Talmy trabalhou intensamente com artistas como The Creation e Pentangle, e foi responsável pelos primeiros singles de um jovem David Bowie. Seu legado moldou o som de uma geração e permanece vivo na história da música.
Apesar de lidar com problemas de visão devido à retinite pigmentosa, Talmy manteve uma carreira prolífica, expandindo-se para outras áreas como cinema e publicações. Ele voltou aos EUA em 1979, mas permaneceu ativo na indústria até sua morte. Deixa sua esposa Jan, uma filha, um irmão e uma neta.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.