Faleceu a atriz e ex-modelo americana Tawny Kitaen, nome artístico de Julie Kitaen. A notícia foi dada na noite desta sexta-feira (7) pelo site Metal Sludge e confirmada há pouco pelos filhos de Kitaen em seu Instagram.
“Estamos com o coração partido e tristes por anunciar a morte de nossa mãe. Queremos apenas agradecer a todos vocês, seus fãs e seus amigos, por sempre demonstrarem muito apoio e amor à ela. Vocês deram vida à ela todos os dias. Sentimos sua falta e a amamos e sabemos que seu legado viverá para sempre”
Até o momento, a causa da morte da atriz que tinha 59 anos não foi revelada.
A estreia de Tawny Kitaen no cinema aconteceu em 1977, no filme Blue Jeans ao lado de Tom Hanks e Adrian Zmed. Na década seguinte, no entanto, Kitaen se tornou musa do hard rock. Ela que viu seu primeiro show de rock aos 14 anos de idade, uma apresentação de Peter Frampton no Balboa Stadium, aproximou-se do efervescente hard rock dos anos 80 quando namorou o saudoso guitarrista do Ratt, Robbin Crosby.
Uma coisa levou à outra e assim Kitaen acabou sendo modelo da capa do homônimo EP de estreia do Ratt (na verdade, apenas as suas pernas aparecem) lançado em 1983, e também do primeiro álbum Out of the Cellar, de 1984. Além das capas dos álbuns, Kitaen brilhou no clipe do hit Back For More (assista abaixo).
Apesar de namorar com Crosby desde que estava no colégio, e em seguida com Tommy Lee, baterista do Mötley Crüe, foi com o líder do Whitesnake, David Coverdale, que Tawny Kitaen se casou (em 1989). Durante os quatro anos em que esteve com o cantor – até se divorciarem em 1991 – Kitaen estrelou os clipes das músicas Here I Go Again, Is This Love e Still of the Night.
Falando especificamente do vídeo de Here I Go Again, primeiro que atuou do Whitesnake, foi nele que a modelo foi apresentada como namorada de Coverdale. Em 2020, em entrevista ao podcast Ouch You’re in My Hair, Kitaen revelou detalhes dos bastidores do vídeo que, a princípio, seria estrelado pela também modelo Claudia Schiffer – A mudança de planos do diretor Marty Callner aconteceu após um jantar em sua casa, em que Coverdale foi acompanhado de Kitaen, então estrela do filme “Bachelor Party”.
“Ironicamente, comecei a namorar David. Ele tinha uma dívida de dois milhões de dólares com David Geffen (presidente da gravadora Geffen Records) naquela época. Eu estava trabalhando e tinha mais dinheiro do que David na época, então, meio que o apoiei um pouco. E quando ouvi o álbum e tive permissão para entrar e ajudar na mixagem do álbum… Você sabe quando você canta faixas diferentes, eles te dão um pedaço de papel e você escolhe a frase da melhor música”, disse. “Então, fui capaz de fazer isso. E John Kalodner, que era o maior cara de A&R (Artistas e Repertório) no ramo, que trabalha para David Geffen, em meu E! True Hollywood Story me chamou de Yoko Ono porque escolhi as capas dos álbuns, escolhi o single, escolhi o fotógrafo… Eu criei a regra de que nenhuma garota podia entrar nos bastidores, assim sendo as groupies devem ter me odiado”, completou.
Tawny contou na entrevista como foi parar no vídeo de Here I Go Again. “Marty Callner, o diretor de todos os vídeos do Whitesnake, tinha tudo planejado – tinha a garota, tinha tudo. Na noite anterior à filmagem, David me perguntou: ‘Você pode ir comigo até a casa do diretor do vídeo? Temos que revisar os storyboards’. Então fomos à sua mansão em Bel Air e ele abriu a porta e, sem nem mesmo dizer ‘oi’ ou ‘olá’, apontou para mim e disse: ‘Você é ela’. E eu, tipo, ‘Eu sou quem?’. E ele, ‘Você é a garota!’. E eu já era atriz. Recusei estar nos vídeos de algumas bandas porque eu era atriz. ‘Eu não vou fazer um vídeo de rock. Você está brincando?’. Essa era a (minha) mentalidade. Mas (David) era meu namorado na época do vídeo, então, pensei, ‘Tudo bem, eu já ajudei um namorado em todas (apenas duas) as capas de álbuns do Ratt, por que não posso ajudar meu namorado nos vídeos dele?’. E foi assim que aconteceu. E essa pobre garota (Claudia Schiffer) recebeu uma ligação avisando que não iria mais participar, e aqui estava eu”, concluiu.
Mesmo tendo uma filmografia extensa, a carreira de Tawny Kitaen acabou não sendo tão bem sucedida no cinema. Ela investiu também em participações em reality shows do canal VH1. Em sua vida particular, Kitaen acumulou escândalos, como prisões por dano a um veículo, por porte de drogas, por dirigir embriagada e também por violência contra outro ex-marido famoso, o jogador profissional de beisebol Chuck Fynley, com quem foi casada de 1997 a 2002. Na ocasião, ela o chutou diversas vezes no rosto usando sapatos de salto alto.
Kitaen sofria de depressão e tomava remédios por conta própria, além de ter sido viciada em cocaína. Sua vida auto-destrutiva a levou a perda da guarda dos filhos, e a ser condenada a pagar indenização à uma instituição de caridade. Em 2006, a modelo e atriz procurou ajuda para se desintoxicar, internando-se em um centro de reabilitação. Três anos depois, porém, Kitaen foi presa dirigindo alcoolizada e acabou sendo obrigada a participar de um programa contra o vício de bebida e a prestar 64 horas de serviço comunitário.
Mesmo não sabendo da confirmação, David Coverdale lamentou em suas redes a morte de sua ex-esposa:
“Acordei com uma notícia muito triste e inesperada… Aguardando a confirmação, mas, se for verdade, minhas sinceras condolências aos filhos, família, amigos e fãs dela”.
Just woke up to some very sad, unexpected news…Waiting on confirmation…but, if it is true, my sincere condolences to her children, her family, friends & fans…??? pic.twitter.com/ioerp3ZRPa
— David Coverdale (@davidcoverdale) May 8, 2021
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações