fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Música e Psicologia na obra de JOHN LENNON

O curso avalia o processo criativo de John Lennon, especialmente em seu primeiro disco solo de 1970, como uma experiência carregada de valor psicológico, que se entende como um estilo de “composição confessional”. Com base nos conhecimentos da musicoterapia e da psicologia social, as canções são analisadas levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor. O curso apresenta uma exploração crítica do processo de composição por meio de uma análise musical, psicossocial e prática, com uso de demonstração dos recursos composicionais ao vivo.

O objetivo deste curso é realizar uma observação detalhada sobre a obra de John Lennon, a partir de uma perspectiva musical e psicológica. O curso apresenta um apanhado histórico da obra, com seu detalhamento musical e sua importância social e, em seguida, uma análise psicológica do contexto cultural e pessoal do autor, levando os alunos a conhecer detalhes do processo de composição de John Lennon em um contexto mais amplo.

Aula 1 | A criação artística na visão de Freud e de Jung Freud e o caso Da Vinci. O caráter tridimensional da fantasia. A arte como expressão lúdica da libido. Jung e o inconsciente coletivo da arte (Ronaldo Benenzon, Kenneth Bruscia, Nise da Silveira). Outros casos: Allen Guinsberg, Antonin Artaud, Daniel Johnsont, Serge Gainsbourg, Schumann. Princípios da composição musical como processo de cura. Composição na musicoterapia americana. Identidade sonora na musicoterapia argentina. Nise da Silveira e a criação artística.

Aula 2 | Composição Confessional em John Lennon
Contexto: os filhos do pós-guerra. John Lennon e o drama do abandono parental. O impacto da terapia do Grito Primal. Autores utilizados: Ronaldo Benenzon, Kenneth Bruscia, Murray Schaffer, Oliver Sacks e André Luiz Iorio.

Aula 3
 | Análise teórica e prática: Plastic Ono Band

Análise faixa a faixa do disco Plastic Ono Band (1970): a morte simbólica da mãe e do pai. Demonstração de aspectos de composição e arranjo.

Aula 4 | Análise teórica e prática: John Lennon em Nova York
Análise de discos do período novaiorquino de John Lennon, dividida em três fases: 1. Ativismo político (“Some Time in New York City”, 1972); 2. Vida pessoal e rupturas (“Mind Games”, 1973, “Walls and Bridges”, 1974); 3. Maturidade ou estilo tardio (“Double Fantasy”, 1980 e “Milk and Honey”, 1984). Demonstração de aspectos de composição e arranjo.

Sobre o professor: Marcello Gabbay é colecionador, possuindo um acervo de mais de 400 itens sobre os Beatles, entre Lps, CDs, homevideos e livros. Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo junguiano Michel Maffesoli. Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU), com Trabalho de Conclusão que originou este curso, e aluno de Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Professor universitário, pesquisador e autor do livro “Comunicação poética e música popular” (Editora Appris, 2017), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Músico e compositor.

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew 

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

48,4k

57k

17,3k

977

23,1k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress