A morte de Canisso, ocorrida às 11h30 da manhã da última segunda-feira (13) após uma queda causada por desmaio – ainda sem motivo revelado -, abalou o meio musical e artístico de maneira geral. Querido por muitos, o lendário baixista de 57 anos, deixou para as futuras gerações a obra deixada em seus trabalhos com o Raimundos, que fez sucesso conquistando milhares de fãs nas últimas três décadas. A fusão de rock, heavy metal, punk e hardcore fundida com ritmos brasileiros, especialmente o nordestino, se tornou febre no início dos anos 90 e assim o Raimundos liderou um novo conceito musical da época, explorado por diversas outras bandas contemporâneas do grupo de Brasília, tais como Ostheobaldo (que mais tarde se tornaria Tihuana), Tianastacia, Catapulta, Jumenta Parida, Mundo Livre S.A., Virna Lisi e várias outras.
Canisso, nome artístico do paulistano José Henrique Campos Pereira, deixa esposa, a psicóloga e produtora Adriana Toscano, e quatro filhos, Maike, de 29 anos, Lóri, 28, Nina, de 22, e Pedro, de 19 anos. O músico será velado nesta quarta-feira (15) em São Paulo. A cerimônia estará aberta ao público das 10h às 16h no Ginásio José Corrêa (mais conhecido como Ginásio de Vôlei de Barueri), na Av. Guilherme P. Guglielmo, n° 1000, Barueri/SP. Após o empresário do Raimundos, Denis Porto, dar como oficial a morte de Canisso nas redes sociais, músicos do Brasil e do exterior têm manifestado suas homenagens ao baixista, que tocou também no Rodox e no Detonautas. Segue alguns depoimentos da comunidade rock, punk e heavy metal, começando por um vídeo postado pelo ex-parceiro de Canisso no Raimundos, o vocalista Rodolfo Abrantes:
“Descanse em paz, irmão! Orgulho de termos tocados juntos e festejado. Todo meu amor para a família Pereira. Nós vivemos para sempre através de nossa música” – BILLY GRAZIADEI (BIOHAZARD)
“Amigo, irmão da estrada, parceiro do rock and roll… Que triste notícia! Vou guardar pra sempre as boas lembranças da vida, obrigado por tudo! Um beijo no coração da Adriana e dos filhos, muito amor!” – ANDREAS KISSER (SEPULTURA, DE LA TIERRA)
“Rock in Peace” – DERRICK GREEN (SEPULTURA)
“Porra, Canisso… Tu era o maior chato, mas era muito gente fina. Notícia horrível. Dei muita risada contigo desde minhas primeiras viagens para BSB no final dos anos 80. Vá em paz, brother! Meus sentimentos para com a família, amigos e Raimundos” – BOKA (RATOS DE PORÃO)
“Canisso era gente boa pra caralho, fumamos um na festa do Movimento Maetricia outro dia, vivia se desculpando pela atitude tosca de outros, fiquei chocado com sua partida… Vão-se os bons ficam os vilões. Descanse em paz, irmão” – JOÃO GORDO (RATOS DE PORÃO)
“Que dia triste. A gente ria, brigava, zoava, ralava, perdia, vencia e sempre na luta! Milhões de histórias e piadas que ficarão sem o seu melhor contador. “Tá” muito difícil escrever e descrever. Meu amor está todo com vocês Canisso, Dri, Mike, Lori, Nina e Pedro, e toda família Raimundos” – DIGÃO (RAIMUNDOS)
“Sem acreditar ainda meu mano, triste demais. Muita luz. Meus sentimentos aos amigos de banda e família” – EGYPCIO (CALI, CBJR – MARCÃO E THIAGO CASTANHO, TIHUANA)
“Perdemos um amigo! Canisso, um cara maravilhoso, com uma super essência e infelizmente recebemos essa notícia… Nossos sentimentos para toda a família Raimundos, para toda família de e fãs. Você vai fazer muita falta no cenário do Rock! Rest in Power” – CBJR – MARCÃO E THIAGO CASTANHO
“Que notícia triste… Estamos chocados com a morte repentina do Canisso, grande amigo do Viper há muitos anos. Tocamos com os Raimundos muitas vezes, sempre shows incríveis e repletos de energia boa. Canisso era um músico talentoso e um cara muito legal. Nossos sentimentos e muita força nesse momento difícil para a Adriana, os filhos e os colegas de banda. RIP Canisso, o rock brasileiro vai sentir sua falta” – VIPER
“Descanse em paz, Canisso. Nós do Angra estamos consternados de que hoje nosso irmão, o grande Canisso, passou para outro plano. Queremos mandar nossa solidariedade tanto para sua família como para a família Raimundos. À equipe, aos músicos que o acompanham. Hoje foi um dia muito triste para o Rock nacional.
Canisso era um cara incrível, com uma simpatia sem igual e um grande músico. Vamos sentir muito a sua falta. Descanse em paz. Você deixou seu legado na terra, o qual ficará perpetuado pela eternidade.” – ANGRA
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!
Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal