O lendário baterista Nicko McBrain anunciou sua aposentadoria das turnês do Iron Maiden, classificando a decisão como “a melhor escolha” que poderia ter feito. Após mais de quatro décadas na banda, o músico britânico fez sua última apresentação no dia 7 de dezembro de 2024, no Allianz Parque, em São Paulo.
Em entrevista ao Chaoszine, Nicko confessou sentir emoções conflitantes, mas explicou que suas condições físicas, especialmente após sofrer um derrame, influenciaram sua decisão. “Gostaria de ainda tocar com os caras, mas queria estar com minha plena forma física“, afirmou.
Perguntado se ter feito a última turnê foi desgastante para sua saúde, Nicko disse:
“Foi. Mantivemos praticamente o mesmo cronograma: show, dia de viagem, show, dia de viagem, show, dois dias de folga ou um dia de folga seguido de uma viagem. E isso simplesmente começou a me afetar.
Foi bom no ano anterior, em 2023. E ainda foi bom (em 2024), mas senti que não conseguia dar 100%, especialmente em (The) Trooper e em outras músicas. Conseguimos levar adiante, fizemos o que era possível, mas senti que não estava conseguindo conduzir a banda como gostaria, embora tenha contado com um treinador pessoal no final da turnê norte-americana… Não tínhamos dias de descanso. Se fizéssemos dois shows seguidos, teríamos um dia de viagem e depois um dia inteiro de folga. Isso estava funcionando bem para mim. Eu gostava dessa parte do treinamento físico. Não estava levantando tanto peso; eram mais alongamentos de ioga, coisas assim, tentando recuperar minha agilidade mental e coordenação. Fizemos muitas coisas para melhorar as sinapses do cérebro e fazê-las voltar a funcionar. E estava indo bem, mas era um esforço grande para mim. Então pensei: ‘Sabe, na minha idade, é melhor recuar e deixar outra pessoa assumir as rédeas.’“, admitiu o simpático baterista.
Nicko prosseguiu respondendo se foi difícil concluir a turnê:
“Não, de jeito nenhum. Bem, apenas a partir do ponto – quando você se acostuma a ser capaz de fazer algo por, tipo, 50 anos de sua carreira, e então Deus me deu um derrame, mas eu ainda estou aqui. Ainda estou de pé dois anos depois. Mas tive muita sorte no fato de ter ótimos terapeutas que me ajudaram nisso no começo. Eu basicamente senti que… A sensação que tive foi que estava frustrado porque sei que poderia fazer coisas, mas não conseguia fazer isso física ou mentalmente, porque há muitas coisas mentais acontecendo.”
Em relação a quando tomou a decisão de comunicar a banda que estaria deixando-a, Nicko contou que, “Foi algo que eu tinha pensado em ’23. Eu estava pensando depois do final da turnê, eu estava pensando: ‘Bem, devo anunciar isso para a banda então?’ Mas eu pensei: ‘Não, eu vou passar pela turnê ‘The Future Past’ e depois veremos. E vamos tirar isso do caminho primeiro. E quando chegamos à turnê norte-americana, pensei: ‘É hora de desligar, Nick‘.
Não foi uma decisão fácil de forma alguma, mas foi a melhor – foi a melhor decisão no final do dia”, explicou McBrain. “É certo que tenho dias bons e dias ruins, e os dias ruins são quando eu sinto: ‘Oh, eu não vou mais estar nesses palcos olhando para esses nossos fãs maravilhosos por todos esses anos’, mas no final do dia, é por isso que eu não estou fazendo isso. Não é por isso que estou fazendo isso, na verdade – não estou fazendo isso porque foi demais para mim.”
Mesmo afastado das turnês, Nicko continuará envolvido com o Iron Maiden e em projetos pessoais. Ele também confirmou que há planos para o lançamento de sua autobiografia. “Estamos à beira disso… fiquem de olho“, comentou.
O empresário da banda, Rod Smallwood, expressou sua gratidão ao baterista, reconhecendo sua importância para o grupo e destacando que Nicko sempre fará parte da família Maiden. “Nicko é e sempre será parte da família Maiden“, afirmou. Para substituir o veterano nas turnês, a banda anunciou Simon Dawson, ex-baterista de sessão e colaborador de longa data de Steve Harris no British Lion.
O Iron Maiden voltará à estrada em 2025 com a turnê “Run For Your Lives”, dando início a um novo capítulo em sua trajetória. “Olho para o futuro com muita empolgação e esperança! Nos veremos em breve. Que Deus os abençoe a todos e, claro, ‘Up the Irons!’“, concluiu Nicko.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp