Uma das bandas mais aguardadas pelos fãs de heavy metal para o lançamento de um novo álbum é, sem dúvida, o King Diamond. Já se passaram dezessete anos desde que o grupo dinamarquês lançou seu último trabalho de estúdio, Give Me Your Soul… Please, e, desde 2018, surgem indícios sobre o sucessor. No entanto, até agora, não há nada concreto em relação à data de lançamento. A novela em torno do conceitual The Institute, o aguardado próximo álbum do King Diamond, continua se arrastando. Em março de 2022, o CEO da Metal Blade, Brial Slagel, declarou ao The Metal Voice que o disco não sairia antes de 2023. Com o ano de 2024 já está se aproximando do fim, o guitarrista Andy La Rocque, em entrevista ao mesmo canal canadense, afirmou que o lançamento do disco está previsto para o segundo semestre de 2025.
Perguntado se as gravações de The Institute já estão concluídas, La Rocque disse:
“Não, não estão. Ainda estamos trabalhando nisso. Assim que voltarmos da turnê, teremos uma pequena pausa para o Natal e, depois, vamos retormaremos o trabalho. O plano é finalizar tudo nesta primavera, e será lançado logo em seguida”.
Novas músicas
Na atual turnê norte-americana do King Diamond, “Saint Lucifer’s Hospital 1920”, que foi iniciada no Boeing Center, em Tech Port, San Antonio, Texas, e será concluída em Dallas, também no Texas, King Diamond, La Rocque, Mike Wead (guitarra), Pontus Edgerg (baixo), Matt Thompson (bateria) e Myrkur (teclados e vocais adicionais) estão tocando duas novas músicas, Spider Lilly e Electro Therapy. La Rocque comentou sobre essas faixas, começando por Spider Lilly:
“Essa ideia veio do King. Não sei exatamente quando, mas ele já está trabalhando nisso há um bom tempo. Acho que as letras foram finalizadas poucos dias antes da turnê começar, na verdade. E ele me enviou o básico da música poucos dias antes do início da turnê, talvez uma semana antes, eu acredito. Então tivemos que aprender rápido, gravá-la, porque sabíamos que íamos filmar o vídeo também. Essa é a música mais nova que temos agora, que tocamos ao vivo. E Spider Lilly é uma garota complicada. Ela pode ser boa também. Vamos ver. Acho que vai mudar um pouco. É um personagem, parte da história que o King está desenvolvendo atualmente.”
Quanto a Electro Therapy, La Rocque comentou: “Ela já existe há — vejamos — alguns anos, na verdade. Acho que escrevi os riffs iniciais na turnê de 2019, inclusive. E houve algumas mudanças ao longo do tempo, especialmente no verso, tentando encontrar a tonalidade certa para o King cantar e ajustar todos os detalhes. E acho que o que temos agora é provavelmente a versão final, e ela também estará no álbum. O King ainda está trabalhando em alguns ajustes nas letras.”
Em 2019, o King Diamond já havia lançado uma música inédita, Masquerade of Madness, que, inclusive, ganhou videoclipe (veja abaixo).
O conceito lírico de The Institute
Em 2019, o figurão King Diamond explicou ao programa de rádio de Full Metal Jackie que o próximo álbum de sua banda homônima será “absolutamente horrível” no que diz respeito ao conceito lírico. A história será ambientada em uma instituição mental dos anos 1920 – daí o nome da atual turnê, “Saint Lucifer’s Hospital 1920”. “Eu escolhi isso porque acho que é um cenário muito assustador”, explicou. “E algumas das coisas que vamos mostrar no palco também são coisas que certamente estavam acontecendo naquela época, quando a medicina estava começando a dar uma guinada benéfica na história e realmente ser capaz de ajudar os seres humanos a viver mais. Mas havia alguma experimentação acontecendo também, que era absolutamente horrível. Parte disso está envolvida na história, mas é algo totalmente diferente. Depois de chegar à segunda parte da história, você começará a entender de repente que, ‘O que diabos está acontecendo aqui? Do que se trata realmente?’, porque há uma história totalmente diferente que não virá até a segunda parte. Mas na primeira parte, você vai conhecer muitas pessoas em um determinado lugar… Parte disso acontece aqui, neste mundo, e parte disso acontece em um mundo paralelo. E há uma correlação entre o que aconteceu comigo e o que acontece com algumas pessoas neste lugar e onde elas aparecem de repente. E você descobrirá por que eles estão lá, como aparecem lá e os lugares (que surgem) no caminho. Não vou dizer muito agora, mas vai ser muito assustador.”
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.