O novo livro do Paul McCartney, 1964: Os Olhos do Furacão, está chegando com lançamento mundial simultâneo no Brasil no dia 13 de junho. Ele reúne 275 fotos, a maioria inédita, tiradas por Paul na turnê transatlântica da banda que revelou a beatlemania ao mundo. Mas engana-se quem pensa que ele é apenas um livro de fotos. A obra conta com um prefácio do próprio Paul, além de comentários do músico sobre os personagens e os momentos das fotos, além de textos introdutórios explorando a passagem da banda por cada uma das 6 cidades.
O livro conta com um texto da historiadora de Harvard Jill Lepore, analisando e explicando todo o fenômeno da beatlemania, desde o seu surgimento até sua explosão e o impacto na música, cinema, moda e os demais segmentos culturais.
Lepore resgata trechos de entrevistas dos Beatles da época, mostrando o comportamento da banda em meio ao frenesi da beatlemania durante a turnê de 63-64. A historiadora também contextualiza os acontecimentos políticos e sociais do ano de 1964 que aconteciam em paralelo à passagem dos Beatles pelas cidades.
Para complementar, o livro também traz um texto de Rosie Broadley, curadora sênior da National Portrait Gallery, destacando a qualidade estética das fotos presentes no livro e a relação de Paul com a fotografia, mostrando que os Beatles tinham acesso a equipamentos recém lançados e um olhar diferenciado para registrar momentos pessoais e a trajetória da banda.
Os títulos do livro estão em inglês, pois foram escritos pelo eterno baixista dos Beatles à mão. Tudo isso amplia a narrativa de Paul sobre um dos momentos mais importantes da carreira da banda, trazendo mais detalhes da visão particular de quem viveu intensamente o ano de 1964.
É muito conteúdo, né?!
“1964: Os Olhos do Furacão” é um recorte não só do nascimento da beatlemania como do ano de 1964 como um todo.
A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!
Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal