fbpx
Roadie News

Ouça a estreia de JASON NEWSTED no METALLICA, em show surpresa ocorrido nesta data, em 1986

Nesta mesma data, 8 de novembro, em 1986 o baixista Jason Newsted se apresentava ao vivo com o Metallica pela primeira vez. Ouça abaixo como ele ajudou a colocar uma banda quebrada emocionalmente de volta aos palcos.

No dia 28 de outubro de 1986, apenas três semanas após o funeral de Cliff Burton, Jason Newsted, então com 23 anos de idade, foi oficialmente nomeado como o novo baixista do Metallica. Menos de duas semanas depois, em 8 de novembro, a banda de São Francisco fez sua primeira aparição em público com seu novo integrante, aparecendo como banda de abertura para seus amigos do Metal Church, no Country Club, com capacidade para 1.000 pessoas, em Reseda, Califórnia. Seria uma noite emocionante para todos os presentes.

O Metallica tocou 14 músicas na ocasião, começando seu set com Master of Puppets Battery, do novo álbum Master of Puppets, e fechando, como um segundo bis, com Fight Fire with Fire,, do álbum anterior, Ride the Lightning, de 1984. Felizmente, para quem não pôde estar presente, alguma alma abençoada decidiu gravar o show, preservando este momento seminal para as futuras gerações de fãs da banda.

Embora este registro omita as músicas de abertura e de encerramento do set, os 51 minutos carregados no You Tube evidenciam o Metallica em uma forma feroz e claramente encantado por estar de volta ao palco mais uma vez, após o horrível acidente de ônibus ocorrido na Suécia no dia 27 de setembro, que ceifou a vida de Burton, de apenas 24 anos.

“Puta merda! Então, bem-vindo ao show “muito, muito secreto” do Metallica, que todo filho da puta (já) sabe!”, disse James Hetfield após a banda apresentar Master of Puppets em público pela primeira vez. “Oh, porra… Aqui está o novo filho da puta, bem aqui, esse é o cara. Jason Newsted, nós o amamos pra caralho, cara! Então, façam com que ele se sinta casa, certo? Quero me divertir pra cacete esta noite!”.

Jason Newsted em seu show de estreia com o Metallica, realizado há 34 anos

“Eu estava lá para o primeiro show de Jason, e foi fantástico”, relembrou Doug Goodman, um dos headbangers da Bay Area de São Francisco, que mais tarde se tornou tour manager do Slayer, Green Day e Smashing Pumpkins. “Todos na plateia sabiam quem era Jason, porque todos nós o conhecíamos do Flotsam and Jetsam (banda anterior de Newsted). Lembro que todos estavam ansiosos pelo show”, contou.

“Era uma situação diferente de quando Kirk (Hammett) se juntou à banda. Havia algumas pessoas que não gostavam de Kirk quando ele se juntou ao Metallica porque eles estavam bravos porque Dave Mustaine tinha sido expulso da banda. Lembro-me de um dos primeiros shows de Kirk em Palo Alto, alguém desligou a energia de seu equipamento. Mas quando Jason se juntou à banda, ninguém sentiu qualquer animosidade por ele. E porque eles sentiriam isso? Obviamente, não é culpa dele que houve um maldito acidente de ônibus que causou a morte de alguém. Não tem nada a ver com ele que uma posição no Metallica havia sido aberta. Então, Jason estava vindo não como alguém disponível para salvar o dia, mas apenas como uma criança que se encontra em circunstâncias que nem ele e nem o Metallica poderiam ter imaginado. Todos que assistiam sabiam disso, e é por isso que (estavam torcendo por ele”.

Ouça abaixo um pedaço da história do metal acontecendo:

Edições avulsas, assinatura física e digital.

Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop

Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações

Recomendamos Para Você

Fechar
Fechar