Inspirado no romance Ensaio sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago, “Blindness” é um trabalho conceitual e tem em sua estrutura musical um cenário operístico. Nele, os personagens interagem dentro de uma trama sinfônica caracterizada por agressividade, peso, velocidade e melodia, como nas faixas “I Fell the Plague” e “The Cure”, esta com a participação especial de Bruno Paraguay (Eminence).
“Em parte, ‘Blindness’ retrata uma história de cunho filosófico, denotando a religião como uma doença psicológica, causando aos homens a cegueira total. A busca pelo poder a qualquer preço conflita com o simples fato de se manter vivo e o ser humano passa a revelar os sentimentos mais perversos quando já não existe uma estrutura de poder hierárquica”, explica o vocalista e guitarrista André Damien.
Com uma atmosfera de suspense, o repertório abre com a intro “Desolate World”, seguida pelo primeiro single, “Concerto in C Minor, Cold Spring”, em que a letra apresenta o contexto inicial da história, descrevendo um mundo desolado pela epidemia de uma doença desconhecida que causava cegueira.
Confira o videoclipe de “Concerto in C Minor, Cold Spring”, dirigido e editado por Davidson Mainart, em https://youtu.be/xENaiJEHDSI?si
“Black Wings”, que mistura elementos folclóricos brasileiros com uma referência direta ao baião e bossa nova, resgata um período pré-epidêmico da história, apresentando a protagonista Black Wings. Já “The Priest” vem como uma homenagem à banda Batushka, cujo nome significa Padre. “Introduzimos o personagem do padre na trama. Essa incorporação foi nosso método de misturar elementos do black metal polonês com grindcore para evocar a atmosfera que retratava o conflito de um padre em sua missa forçando seus súditos a delatarem aqueles que eram contra Deus”, revela André Damien.
Os elementos sinfônicos do black metal entram em cena em “Endless Night Battle” e “War Sonata”, mas em “Age of Death”, a música mais crua e rápida do álbum, a letra aponta uma reflexão de um provável retorno à Idade das Trevas mas nos tempos modernos.
Repertório – “Blindness”:
01- Desolate World
02- Concerto No.6 in C Minor, Cold Spring
03- Black Wings
04- Reasons to Not Believe
05- I Feel the Plague
06- The Cure
07- The Priest
08- Endless Night Battle
09- War Sonata
10- Age of Death
11- Angles and Devils
Ouça nas plataformas de streaming em https://offstep.link/674379380834
Site relacionado: https://www.paradiseinflames.com
Instagram: https://www.instagram.com/paradiseinflamesband/
Facebook: https://www.facebook.com/paradiseinflamesband/
E-mail: paradise@paradiseinflames.com
Paradise in Flames Assessoria de Imprensa – ASE Music:
http://www.asepress.com.br/music/
www.instagram.com/ase_press/
music@asepress.com.br