Entre 2019 e 2022, a guitarrista neerlandesa SONIA ANUBIS fez parte da CRYPTA, banda formada por brasileiras — duas delas, à época, integrantes da NERVOSA. Ao deixar do grupo de death metal, ANUBIS passou a destinar toda a sua atenção à COBRA SPELL, que também existe desde 2019, mas traz sonoridade inclinada ao hard rock e heavy metal da década de 1980.
Formações anteriores contaram com músicos homens, a exemplo de ALEXX PANZA (vocal), SEBASTIAN SILVA (guitarra) e LÉONARD CAKOLLI (bateria). Agora, porém, há apenas mulheres: ANUBIS trabalha ao lado de KRISTINA VEGA (vocal), a brasileira radicada na Alemanha NOELLE DOS ANJOS (guitarra), ROXY HERRERA (baixo) e HALE NAPHTHA (bateria).
SONIA, que vem ao Brasil com a COBRA SPELL para uma série de dez shows no Brasil em julho (serviço completo ao fim do texto), contou em entrevista a Daniel Dutra para a edição 279 da Roadie Crew (clique aqui para comprar) que sua passagem pela CRYPTA a inspirou a manter somente mulheres na formação. Inicialmente, ao refletir sobre como o álbum de estreia 666 teria sido diferente com homens envolvidos, ela disse:
“Sim, e acredito que todo mundo que fez parte da banda está na história e é parte da razão de a banda estar onde está hoje. As coisas foram como tinham que ser, do contrário a COBRA SPELL não seria o que é hoje. Tomei a decisão de torná-la totalmente feminina graças à minha experiência na CRYPTA, porque vi o efeito que isso causa nas outras mulheres, porque era muito f#da ouvir outras mulheres dizendo ‘obrigada por fazer música!’. Isso é muito legal e necessário nesses tempos que estamos vivendo. Existe algum equilíbrio agora no estilo de música que tocamos, então por que não continuar fazendo isso com a COBRA SPELL? Vi essa oportunidade surgir, por isso a banda é como é atualmente. Cada uma trouxe sua porção, e isso tem sido muito importante.”
Em outro momento do bate-papo, ANUBIS destacou que a mensagem da música da COBRA SPELL “é algo muito fácil de ser incompreendido”. As temáticas abordadas pelas composições e a postura apresentada pela banda são semelhantes às do hard rock oitentista, mas em papéis invertidos. Ela explica:
“A maioria das bandas dos anos 1980 era formada por homens que cantavam muito sobre sexo, sobre mulheres groupies, e nós invertemos os papéis. Temos apenas mulheres no videoclipe (da música ‘S.E.X.’), queríamos trocar os papéis porque às vezes, para transmitir uma mensagem, é preciso ir a extremos, e nós fomos ao nível dos anos 1980. Ou seja, ultrajante e extremo! Isso também é meio da minha personalidade, porque não tenho muito filtro quando estou tocando. Entrego-me 100%!”
A edição 279 da Roadie Crew pode ser adquirida clicando aqui. Confira abaixo a agenda de shows da COBRA SPELL pelo Brasil.
03 de Julho no UK em Brasília/DF (com Amazing e Roadside Glamblers)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/cobraspell-ukmusichall
04 de Julho no Bolshoi Pub em Goiânia/GO (com Sunroad)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/
05 de Julho na Jai Club em São Paulo/SP (com Wolfpire, Alefla e Vingança Suprema)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/
06 de Julho na Casa Cuiabana em Cuiabá/MT (com Sr. Infame e Makayra)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/
07 de Julho no Basement em Curitiba/PR (com Creatures)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/
08 de Julho no Banana Lounge em Santos/SP (com Hell On Wheels)
Ingressos: https://www.caminhodomaringressos.com.br/
09 de Julho no Asteroid em Sorocaba/SP (com Wolfpire, The Giant Void e The Heathen Scythe)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/
11 de Julho no Absoluto Rock Bar em Asunción/Paraguai (com Old Curse, Nightbound, Zavax e Las Peores)
Ingressos: https://home.passline.com/
13 de Julho no Jack Pub em Bauru/SP (com Midgard, Hammërsmith e Black Rose)
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/
14 de Julho no Araraquara Rock em Araraquara/SP
Entrada Franca