“O As I Lay Dying não oferece mais um ambiente saudável ou seguro para qualquer pessoa envolvida”. São com essas acusações graves que o guitarrista Phil Sgrosso anunciou nesta quarta-feira (30) a sua saída da banda. Sgrosso é o quarto integrante a comunicar sua saída do As I Lay Dying em duas semanas. Sem Sgrosso, Nick Pierce (baterista), Ken Susi (guitarrista) e Ryan Neff (baixo), resta agora apenas o conturbado vocalista Tim Lambesis, que em 2014 foi condenado à prisão por contratar um matador de aluguel para assassinar sua ex-esposa – o músico saiu da cadeia em 2018 e logo retomou o As I Lay Dying, que passou a sofrer mudanças na formação desde então.
Justificou Sgrosso em seu comunicado:
“Obrigado por sua paciência enquanto eu reservava um tempo para reunir meus pensamentos antes de falar sobre o estado atual do As I Lay Dying.
Com os eventos recentes, incluindo a saída dos membros da banda e o cancelamento de nossa turnê europeia antes do lançamento de um novo álbum, está claro que estamos em uma situação difícil e séria. Simplificando, ações recentes mostraram que o As I Lay Dying não oferece mais um ambiente saudável ou seguro para qualquer pessoa envolvida – seja criativamente, pessoalmente ou profissionalmente. Depois de testemunhar alguns padrões de comportamento preocupantes, percebi que não posso mais, em sã consciência, permitir outras ações que possam afetar negativamente qualquer pessoa que trabalhe neste espaço. Por essas razões, sinto que é do meu interesse me distanciar completamente, tanto criativa quanto pessoalmente, do As I Lay Dying.
Também quero compartilhar meu total apoio a Ryan, Ken e Nick, que fizeram a escolha de se afastar recentemente. Sou grato por nossas realizações e amizade nos últimos três anos.
Com 21 anos que dediquei a esta banda, não me cai bem deixar ou abandonar o que considero ser o ‘trabalho da minha vida’. Não sinto que eu, ou outros, devamos ser forçados a sair como tantos no passado.
Depois de tudo o que foi colocado nisso, acredito que, com os ajustes e reestruturações certos, nossa música pode continuar a prosperar e explorar novas possibilidades em um ambiente mais saudável.
Com o tempo, o As I Lay Dying foi retido pela disfunção, e sinto que não é mais minha responsabilidade carregar esse fardo.
Obrigado a todos que demonstraram apoio a mim e à música do As I Lay Dying. Estou ansioso para colocar minha energia e criatividade em empreendimentos novos e mais positivos em um futuro próximo.”
As I Lay Dying: novo álbum e shows no Brasil
Caso o planejamento seja mantido, o As I Lay Dying lança seu novo álbum, Through Storms Ahead, no próximo dia 15 de novembro, via Nuclear Blast. O grupo também anunciou no início de outubro que vem ao Brasil em março de 2025 para uma turnê. Ainda não há uma manifestação oficial a respeito da manutenção ou cancelamento das datas.
As apresentações no país fazem parte de uma turnê latinoamericana, que também passará pela Argentina, Chile, Colômbia e México, além de se tocar pela primeira vez no Peru e na Costa Rica. A etapa brasileira conta com quatro paradas: Belo Horizonte (13/03, Mister Rock), Rio de Janeiro (14/03, Circo Voador), São Paulo (15/03, Carioca Club) e Curitiba (16/03, Tork N’ Roll).