fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

PINK FLOYD se reúne após 28 anos e lança música que será revertida em ajuda para o povo da Ucrânia

Sensibilizados com a situação atual da Ucrânia, que desde o dia 24 de fevereiro vem sofrendo com uma guerra descabida, promovida pelo sórdido e lunático presidente da Rússia, Vladimir Putin, os integrantes do Pink Floyd David Gilmour (guitarra), Nick Manson (bateria), Guy Pratt (baixo) e Nitin Sawhney (teclado) – decidiram se reunir depois de vinte e oito anos, para contribuir com uma ação que tem como objetivo ajudar o país que dia após dia vem sendo devastado pelas tropas russas.

Gilmour, que tem nora e netos ucranianos, comentou: “Como tantos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências mundias”, esbravejou.

Secretamente, os músicos do Pink Floyd se reuniram no último dia 30 de março, embarcando na ideia de Gilmour de compor uma nova música. Intitulada Hey Hey Rise Up, a faixa conta com a participação especial do cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, do grupo Boombox. Hey Hey Rise Up vem acompanhada de um emocionante videoclipe e toda a renda angariada com as vendagens deste single será revertida à grupos humanitários que estão ajudando a Ucrânia.

Em entrevista ao The Guardian, David Gilmour explicou o que lhe motivou a tomar essa atitude de se reunir com seus parceiros de Pink Floyd para ajudar de alguma forma as vítimas da guerra. “Liguei para Nick e disse: ‘Escute, quero fazer isso pela Ucrânia. Eu ficaria muito feliz se você tocasse nela (na música) e também ficaria muito feliz se você concordasse em lançarmos como Pink Floyd‘. E ele estava absolutamente pronto para isso”, afirmou. “É Pink Floyd se for eu e Nick, e esse é o maior veículo promocional, que, como eu disse, é a plataforma na qual tenho trabalhado durante toda a minha vida adulta, desde os 21 anos. Eu não faria isso com muitas outras coisas, mas é tão vital; vitalmente importante que as pessoas entendam o que está acontecendo lá (na Ucrânia) e fazer tudo ao seu alcance para mudar essa situação. E o pensamento é também o de que o meu apoio e o do Pink Floyd aos ucranianos poderia ajudar a elevar o moral nessas áreas: eles precisam saber que o mundo inteiro os apoia”.

No vídeo de Hey Hey Rise Up, há uma nota explicativa para a nobre ação do Pink Floyd, um dos principais alicerces e mais influentes e adorados grupos da história do rock progressivo. Diz a mensagem:

“No dia 24 de fevereiro de 2022, a Russia invadiu a Ucrânia. O cantor do Boombox, Andriy Khlyvnyuk, finalizou sua turnê pelos Estados Unidos e retornou para casa, em Kiev, para defender seu país. Três dias mais tarde, ele postou um vídeo no Instagram, cantando a canção ucraniana The Red Viburnum in the Meadow. Agora, o Pink Floyd se junta a Andriy para apoiar a sua mensagem de resistência”.

Confira o impactante vídeo de Hey Hey Rise Up:

Na entrevista ao The GuardianGilmour deu mais detalhes. “Quando falei com Andriy, ele estava me contando sobre as coisas que tinha visto, e eu disse a ele: ‘Você sabe que isso passou na BBC aqui na Inglaterra e na televisão ao redor do mundo? Todo mundo está vendo essas coisas terríveis que estão acontecendo’. E ele disse: ‘Ah, é mesmo? Eu não sabia. Não acho que a maioria das pessoas (aqui) tenha uma comunicação tão boa e elas realmente não entendem que, na verdade, as coisas pelas quais estão passando estão sendo mostradas ao mundo”.

Gilmour diz que demorou para conseguir contatar Khlyvnyuk, vasculhando o Instagram e tentando números de telefone. Por acaso, ele encontrou um endereço de e-mail. “Ele queria falar no FaceTime – acho que ele queria ter certeza de que era eu. A próxima vez que o vi, ele estava no hospital, ferido por um morteiro. Ele me mostrou um pequeno pedaço de estilhaço de um quarto de polegada que se incrustou em sua bochecha. Ele o guardou em um saco plástico. Mas você pode imaginar, se esse tipo de coisa está acontecendo, poderia facilmente ter sido um pedaço de mais de uma polegada de diâmetro, o que lhe teria arrancado a cabeça”.

Em comunicado oficial nas redes da banda, Gilmour explicou que enquanto escrevia a música para a faixa, conseguiu falar com Andriy exatamente neste momento em que o artista ucraniano estava no hospital em Kiev, se recuperando do ferimento. “Toquei um pouco da música para ele na linha telefônica e ele me deu sua bênção. Nós dois esperamos fazer algo juntos pessoalmente no futuro”, antecipou o guitarrista.

Na mesma nota, Gilmour falou mais sobre a parceria com Andriy. “Em 2015, fiz um show no Koko, em Londres, em apoio ao Belarus Free Theatre, cujos membros foram presos. Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam na lista. Eles deveriam fazer seu próprio set, mas o vocalista Andriy teve problemas de visto, então o resto da banda me acompanhou no meu set – tocamos Wish You Were Here para Andriy naquela noite. Recentemente, li que Andriy deixou sua turnê americana com o Boombox, voltou à Ucrânia e se juntou à Defesa Territorial. Então, vi esse vídeo incrível no Instagram, onde ele fica em uma praça em Kiev com esta linda Igreja de cúpula dourada e canta no silêncio de uma cidade sem trânsito ou barulho de fundo por causa da guerra. Foi um momento poderoso que me fez querer colocá-lo na música”.

Pink Floyd nos bastidores da gravação do clipe de “Hey Hey Rise Up” | Foto: cortesia

Hey Hey Rise Up é a primeira música inédita do Pink Floyd desde o álbum The Divison Bell, de 1994. A faixa utiliza os vocais de Andriy extraídos de sua postagem no Instagram na Praça Sofiyskaya, de Kiev, cantando a música mencionada no vídeo, composta durante a Primeira Guerra Mundial. As partes do coral na abertura de Hey Hey Rise Up foram gravadas pela Assembleia de Música e Dança Folclórica, Veryovka.

No mês passado, o Pink Floyd retirou algumas de suas músicas das plataformas russas e bielorrusas de música para se solidarizar com a Ucrânia. Agora, Gilmour comenta sobre Hey Hey Rise Up: “Espero que (a música) receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e elevar o moral (da população ucraniana). Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente que a Ucrânia se tornou”.

Em menos de 24 horas desde que foi lançado, o vídeo de Hey Hey Rise Up já obteve mais de 3 milhões de visualizações. O clipe foi filmado pelo aclamado diretor Mat Whitecross, no mesmo dia em que a música foi gravada. Gilmour falou a respeito: “Gravamos a faixa e o vídeo em nosso celeiro, onde fizemos todas as nossas transmissões ao vivo da Von Trapped Family durante o bloqueio (da pandemia do coronavírus). É a mesma sala em que fizemos o Barn Jams, com Rick Wright, em 2007. Janina Pedan fez o set em um dia e Andriy cantou na tela enquanto tocávamos, então nós quatro tínhamos um vocalista, embora não aquele que estava fisicamente presente conosco. A arte da faixa apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. A capa do single é uma referência direta à mulher que foi vista ao redor do mundo dando sementes de girassol para soldados russos e dizendo para eles carregarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis cresçam.

 

Ouça e baixe a nova música do Pink Floyd aqui. Você estará ajudando na arrecadação de fundos para as pessoas na Ucrânia.

Foto (Painel): Sarah Lee/The Guarian

 

PINK FLOYD nas mídias sociais:

Facebook http://smarturl.it/PF_FB

Twitter http://smarturl.it/PF_Twitter

Instagram http://smarturl.it/PF_Instagram

Spotify http://smarturl.it/PF_Spotify

YouTube http://smarturl.it/PF_YT

Apple http://smarturl.it/PF_Apple

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!

Participe para receber e debater as principais notícias do mundo do metal

https://t.me/roadiecrew

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes