Fundado na Suécia em 1993, o HAMMERFALL se consolidou como uma das principais bandas do chamado power metal entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000. Há de se concordar que o grupo criado por OSCAR DRONJAK não siga por completo a cartilha do subgênero, mas o guitarrista vai além e diz que o grupo não integra, de forma alguma, o estilo citado.
A afirmação foi feita por DRONJAK em entrevista ao Heavy Interviews (via Ultimate Guitar), com intuito de promover o próximo álbum do grupo, Avenge the Fallen, que chega dia 9 de agosto pela Nuclear Blast. Na ocasião, ele destacou que o rótulo “power metal” costuma vir de fãs fora da Europa.
“Sei que todo mundo fora da Europa se refere a esse tipo de música como power metal, mas sempre fomos uma banda de heavy metal desde o primeiro dia. Sei que na Austrália, no Reino Unido e especialmente nos EUA, eles juntam um monte de bandas no mesmo rótulo de power metal. Mas quando começamos, esse gênero sequer existia.”
Em seguida, OSCAR destacou que embora tenha fundado o HAMMERFALL na década de 1990, suas origens como músico vêm dos anos 1980. Neste período, não se rotulava esse tipo de som como power metal.
“Viemos dos anos 1980, do movimento heavy metal dos anos 1980. Foi quando crescemos, sabe? não era heavy metal. Evitávamos tudo que não fosse heavy metal. Isso também tem raízes no fato de que quando começamos o HAMMERFALL, em meados dos anos 1990, esse tipo de música [heavy metal] era alvo de ridicularização. Não era considerada ‘maneira’ de toda forma.”
HAMMERFALL: heavy metal
Por fim, OSCAR DRONJAK disse que o HAMMERFALL já foi “motivo de risada” durante shows por “diversas vezes”. No entanto, como se trata de uma banda real de heavy metal, o fato de ter resistido e se mantido no segmento é motivo de orgulho para o guitarrista.
“Já riram de nós no palco diversas vezes. Então, usamos o heavy metal como uma medalha de honra, porque ninguém mais se importava com heavy metal naquela época. Para mim, é algo mais profundo do que classificação de gênero. É uma questão de honra e orgulho. Quando todo mundo dizia: ‘Que diabos você está fazendo? Esse tipo de música morreu nos anos 80 ou no início dos anos 90’, a nós respondemos: ‘Não ligamos’. Esse é o nosso tipo de música.”
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: