Após 20 anos de carreira, o Powerwolf se estabeleceu como um dos principais grupos de power metal da Europa indo por um caminho inusitado. Enquanto outras bandas do estilo são obcecadas por fantasia, os alemães focam em catolicismo.
Em entrevista à Metal Hammer, o tecladista Falk Maria Schlegel refletiu sobre a trajetória do Powerwolf ao longo das décadas. Segundo o músico, ele e os colegas não abordam religião necessariamente como uma maneira de confrontar o conceito.
Ele falou:
“Não queremos ofender a religião de ninguém. Estamos brincando com alguns elementos da Igreja Católica, seja liturgia ou elementos visuais, mas sob a visão que heavy metal é para todo mundo.”
Falk reconheceu que muitas pessoas tendem a considerá-los uma banda católica justamente pelo uso de tais elementos. Entretanto, é apenas uma manifestação do interesse dos integrantes pelo assunto e história.
Apesar disso, o tecladista apontou um caso em particular que o Powerwolf se sentiu motivado a confrontar a religião. Isso se deu quando foram revelados os abusos cometidos por padres contra crianças ao redor do mundo.
“Normalmente nós não abordamos assuntos contemporâneos, mas no caso de ‘Glaubenskraft’ [do álbum Call of the Wild (2021)] era muito importante, considerando o quão horríveis foram os acontecimentos. Nós tínhamos em mente esse caso na Alemanha, e as vítimas sofreram por anos, até no julgamento, com alguns dos padres negando suas ações. Nós pensamos: ‘O artista precisa falar aqui’, e foi o momento de compor uma canção como ‘Glaubenskraft’.”
Powerwolf e mais no Bangers Open Air
O Powerwolf está entre as atrações do BANGERS OPEN AIR 2025. O festival anteriormente conhecido como Summer Breeze irá ocorrer no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio, com “warm-up” (“esquenta”) em 2 de maio.
Além do grupo alemão, o lineup parcial de 2025 conta com:
- Saxon
- Armored Saint
- Kissin’ Dynamite
- Ensiferum
- Nile
- Powerwolf
- Sabaton
- Kamelot
- I Prevail
- Sonata Arctica
- Paradise Lost
- Haken
- Lord of the Lost
- E.A.T
- Beyond the Black
- Burning Witches
- Dynazty
- Viper
- Dorsal Atlântica
- Matanza Ritual
- Hibria
Os ingressos estão à venda pelo site Clube do Ingresso. Crianças com menos de 10 anos entram de graça.