fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

PRIMAL… resgata clássico álbum “coré-etuba” nas plataformas digitais

Um dos nomes mais influentes do cenário musical curitibano disponibilizou disco histórico após vinte anos no streaming e realiza show único para celebrar aniversário do trabalho

POR ASSESSORIA 

primal… despontou para o cenário musical brasileiro nos anos 1990, marcando época com forte apelo visual e cênico nos palcos, alicerçados pela música forte e inovadora. O grande artefato musical deixado pelo grupo é o álbum coré-etuba, que recentemente completou vinte anos de seu lançamento. Para celebrar essa marca, o grupo disponibilizou o trabalho em todas as principais plataformas de streaming, preenchendo uma lacuna referente a representatividade do cenário musical curitibano.

Ouça o álbum “coré-etuba”:

Outra maneira de comemorar as duas décadas de coré-etuba será uma apresentação ao vivo, única, no palco do Jokers, no dia 08 de março (sexta-feira). O álbum foi gravado por Guto Diaz (vocal), Fabiano Cavassin (guitarras), Marcelo Carli (baixo) e pelo baterista Victor França (também responsável pela engenharia de som e mixagem). Registrado em 2000, chegou às lojas apenas em 2003, quando o baterista era Roberto Krug, e ele estará no palco com o primal… para este show em março.

O primal… foi formado em 1992, Fabiano (da banda Abaixo De Deus) e Guto Diaz (do Epidemic) e por quase duas décadas, alcançou feitos únicos. No repertório da apresentação, apresentarão as dez faixas de coré-etuba, na íntegra e na ordem, e depois, o grupo prepara surpresas para a parte final do show, com faixas emblemáticas da carreira.

Um dos fundadores, o guitarrista Fabiano, comenta: “Fiquei muito feliz com o que foi feito na época, com a qualidade que conseguimos atingir, com a maturidade que a gente tinha até então. Vendo isso de fora hoje, é um trabalho que me impressionou“.

coré-etuba

O álbum coré-etuba saiu em 2003, e o título é grafado em letras minúsculas, assim como o nome da banda, primal…. O trabalho traz diversos significados, como disseca o performático frontman Guto Diaz: “A grande maioria das músicas compostas para o coré-etuba foram escritas ali a partir de 1995, por exemplo, a “The Walk of Ants”, uma das primeiras. Era um momento que eu estava cursando faculdade de História, então o conteúdo lírico é altamente político, quase como um manifesto progressista; é um manifesto. Então, tem muitas músicas, por exemplo, a faixa de abertura, “Mournful Cries of a Many Thousand Working Men”, fala sobre a revolta do proletariado e consciência de classe. “Downwards Inferno” e “The Dummies Are Coming” pegam bem forte em relação ao declínio do capitalismo. Por sua vez, “Warning” é sobre a guerra e descaso com o planeta. Olhando pra trás, eu escrevi isso há mais de 20 anos, as letras eram pertinentes. No contexto que vivemos atualmente, mais do que nunca, elas permanecem muito pertinentes“.

Sobre liberar o trabalho no streaming: “É uma coisa que realmente a gente não esperava. Nunca cheguei a cogitar a possibilidade de tocar o coré-etuba novamente, ainda mais tocando ele inteiro. E demorou, né? Na época em que ele saiu, em 2003, nem existiam plataformas digitais. Acabou que esses 20 anos se passaram desde o lançamento, e o álbum ficou exclusivo para quem comprou o CD original na época. Para nós, é uma enorme satisfação poder agora disponibilizar o álbum nas plataformas digitais para que todos possam conhecer o trabalho“, diz Diaz.

Sobre o resgate dessa obra tão importante, o músico acrescenta: “Agora, revisitando o álbum, notamos que é um trabalho muito relevante. O nível da gravação e das composições estavam em um nível muito bom. Dentro do contexto, voltando aos tempos dos anos 2000, dá pra notar muitas influências, desde o metal mais clássico, como também o new metal. Não éramos nem um pouco radicais, absorvemos toda aquela coisa de novas bandas que estavam surgindo. E também a grande influência da parte visual, que vinha muito do rock industrial, de bandas de rock progressivo como Genesis e os trabalhos que o Peter Gabriel fazia. Então, é de suma importância notar que o álbum realmente não ficou datado. Passaram-se vinte anos e é um álbum que eu, provavelmente, gosto mais agora que na época do lançamento“.

Sobre as performances visualmente impactantes, os fãs das antigas serão plenamente recompensados: “Espero todos lá no dia 08 de março, no Jokers. Eu vou trazer o personagem que eu fazia no palco, provavelmente vai ter esmeril e um monte de coisa legal”.

Serviço
Primal…… – 20 anos de coré-etuba
Data: 08 de março de 2024 (sexta-feira)
Local: Jokers
Endereço: Rua São Francisco, 164 – São Francisco
Horário: 22h
Ingressos: R$ 25

Foto: divulgação

Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaDAMivHQbSBJR6hmy45

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #280
Maio/Junho

SIGA-NOS

45,3k

57k

17,3k

990

22,7k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress