O veterano Meat Loaf – nome artístico do cantor e ator texano Marvin Lee Aday – faleceu nesta última quinta-feira (20). A causa da morte não foi revelada até o momento, no entanto, segundo assegura o Metal Sludge, há rumores de que Meat Loaf seja mais uma vítima fatal da COVID-19.
Em comunicado, a família de Meat Loaf avisou:
“Nossos corações estão partidos em anunciar que o incomparável Meat Loaf faleceu esta noite, tendo sua esposa Deborah ao seu lado. As filhas Pearl e Amanda e amigos íntimos estiveram com ele nas últimas 24 horas…
Sabemos o quanto ele significou para muitos de vocês e nós realmente apreciamos todo o amor e apoio enquanto passamos por esse momento de luto por perder um artista tão inspirador e um belo homem. Agradecemos sua compreensão de nossa necessidade de privacidade neste momento. Do coração dele para suas almas, nunca parem de agitar!”.
Em 2016, Meat Loaf já havia dado um susto em seus fãs. Apresentando-se na cidade de Edmonton, no Canadá, o cantor desmaiou no palco enquanto cantava seu mega hit I Would Do Anything For Love, But I Won’t Do That (veja).
Reverenciado como uma das maiores personalidades da história do rock, especialmente por sua trilogia Bat Out of Hell – Bat Out of Hell, Bat Out of Hell II: Back into Hell e Bat Out of Hell III: The Monster is Loose -, Meat Loaf vendeu mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo.
SOBRE MEAT LOAF
Nascido no dia 27 de setembro de 1947, em Dallas, Texas, Marvin Lee Aday mudou legalmente o seu nome para Michael em 1984. Em 1968, ele formou a sua primeira banda, nomeando-a de Meat Loaf Soul, devido ao apelido que ganhou no ensino médio por seu técnico de futebol americano na faculdade. No entanto, a banda mudou de nome diversas vezes e passou a abrir shows de outras como The Who, The Stooges, MC5, Grateful Dead e outras mais.
Na década seguinte, Meat Loaf rumou para os musicais. Ele se uniu ao elenco de produção do famoso musical Hair, em Los Angeles, passando a integrar mais tarde as produções da Broadway.
Em 1971, Meat Loaf assinou com a Rare Earth, subsidiária da Motown, e lançou o álbum colaborativo Stoney & Meatloaf, junto com a cantora Shaun Murphy. Novamente voltado aos musicais, em 1973 o artista fez teste para More Than You Deserve, em Nova Iorque. Ele conseguiu o papel de Perrine / Rabbit e conheceu seu futuro colaborador Jim Steinman. Na sequência, Loaf passou a interpretar Eddie e o Dr. Everett Scott na produção inaugural de The Rocky Horror Show, em Los Angeles – em 1975, ele reviveu o papel de Eddie, no filme The Rocky Horror Picture Show.
Arquitetando a grande obra musical que idealizou em 1972, em 1974 Meat Loaf se uniu com Steinman para começar a escrever a primeira parte da trilogia Bat Out of Hell, que acabou sendo lançada em outubro de 1977. O álbum apresentava músicas grandiosas, entre elas Paradise by the Dasboard Light, Bat Out of Hell e You Took the Words Right Out of My Mouth (Hot Summer Night). Foi um sucesso. O álbum vendeu 43 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 2,3 milhões apenas no Reino Unido. A partir de então, Meat Loaf se tornou uma estrela global.
Em 1981, Loaf e Steinman novamente uniram forças e lançaram o álbum Dead Ringer. Ao longo da década, porém, Meat Loaf lançou três álbuns solo, entretanto nenhum deles atingiu a popularidade e sucesso comercial de Bat Out of Hell. Os bons ventos só foram voltar a soprar a favor de Loaf em setembro de 1993, quando, dezesseis anos depois de Bat Out of Hell, o cantor lançou a segunda parte da trilogia, Bat Out of Hell II: Back into Hell. O single I’d Do Anything for Love (But I Won’t Do That) foi um tremendo sucesso: alcançou o 1° lugar nos charts de 28 países, ajudando a garantir ao álbum a marca de 16 milhões de cópias mundo afora, permanecendo no topo das paradas do Reino Unido durante sete semanas.
Treze anos depois, enfim Meat Loaf lançou a aguardada derradeira parte da trilogia: Bat Out of Hell III: The Monster is Loose. Para produzi-la, ele contou com o tarimbado Desmond Child.
Em setembro de 2006, Meat Loaf lançou seu 12° álbum de estúdio. Intitulado Braver Than We Are, esse acabou sendo o último álbum de estúdio que o artista lançou em sua carreira. A mais recente turnê do cantor, “In Concert Tour”, foi realizada entre os anos de 2015 e 2016.
Como ator de teatro, cinema e televisão, Meat Loaf trabalhou em várias outras produções, como Clube da Luta, Quanto Mais Idiota Melhor, The Rocky Horror Picture Show, Tenacious D – Uma Dupla Infernal e, inclusive, Spice World: O Filme.
Quanto a Jim Steinman, infelizmente ele também faleceu. Foi em abril de 2021, aos 73 anos de idade.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações