Quarta-feira, 31 de agosto de 2016, uma data atípica para um show de Heavy Metal em Mossoró (RN). No entanto, foi exatamente quando se realizou a “Quarta Infernal”, evento que trouxe mais uma vez às terras mossoroenses um dos principais nomes do Metal nacional: Torture Squad. A experiente banda paulistana fundada nos idos dos anos 1990, que atualmente conta com Mayara “Undead” Puertas (vocal), Rene Simionato (guitarra), Castor (baixo e vocal) e Amilcar Christófaro (bateria) veio à cidade dos “monxorós” mostrar seu mais recente trabalho, o EP “Return Of Evil” (2016). Além da Torture Squad, a mossoroense Heavenless, ‘power trio’ proveniente de bandas como Monster Coyote e Bones In Traction, também fez parte do ‘cast’ do evento com ótimo show.
Felizmente, o evento teve grande êxito e um bom público marcou presença no tradicional clube Carcarás do Asfalto, numa quarta-feira de céu límpido e marcada por muito peso, guitarras distorcidas, pescoços chacoalhando e o velho sentimento de irmandade entre os Headbangers. E, claro, muito calor, afinal, estamos em Mossoró (risos). Pouco antes das 22h, a banda local Heavenless, formada por Kalil “Werewolf” Lamarck (vocal e baixo), Vinícius “Carcará” Martins (guitarra) e Vicente “Madbutcher” Andrade, subiu ao palco destilando muito peso e performance! A Heavenless se prepara para lançar seu primeiro álbum, “Whocantbenamed”, e sairá em turnê ao lado das também potiguares Mad Grinder e Black Witch. A Heavenless lançou recentemente seu primeiro single e videoclipe “Hatred” – uma “cassetada!” – e vem colhendo bons frutos desde então, conseguindo boa repercussão na cena nacional e destaque na cena nordestina.
O trio de Metal Extremo apresenta influências que vão do Groove Metal ao Death Metal. Sepultura (na fase “Chaos A.D.”), Machine Head, Devildriver e Pantera, por exemplo, parecem ser algumas das referências que se mostram presentes no som feito pela banda, o que não retira da Heavenless originalidade e legitimidade sonoras. A banda iniciou sua apresentação com “Enter Hades”, seguida da impactante “Hopeless”. O que se viu em seguida foi uma banda coesa, entrosada e precisa. Ademais, os caras agitaram sem parar! ‘Feeling’ e energia compuseram a atmosfera da banda. Destaque para as guitarras pesadas de Vinicíus, denotando uma dose extra de peso e técnica. Kalil, não bastasse compor a cozinha executando seu baixo com competência, tem um vocal digno de nota, seja em sua faceta mais gutural ou rasgada. Sem piedade e com muita propriedade e versatilidade, Vicente “surrava” seu kit de bateria.
Quem vê a Heavenless ao vivo com todo seu poder de fogo, jamais apostaria que a banda tem menos de um ano de existência, dado o nível de entrosamento e harmonia entre os integrantes. Uma banda madura, que apresenta qualidade e comprometimento, seja em termos de execução, quer seja em termos de composição e arranjos. Certamente, um nome para prestar atenção e que extrapolará, em um futuro muito próximo, as fronteiras do Nordeste. O ‘set’ foi composto por músicas que farão parte do seu vindouro álbum. A banda encerrou com a já conhecida “Hatred”, que foi precedida pela cadenciada e pesada “The Reclaim”. Um show empolgante, que agitou a galera e que legitima a banda como um dos grandes nomes do Metal potiguar.
Após pausa para troca de bandas e com tudo pronto novamente, é chegada a hora da principal atração da noite, com 26 anos de estrada e muita experiência em sua terceira passagem por Mossoró. A Torture Squad se apresentou na cidade pela primeira em 2003 e a segunda em 2006, ambas compondo o elenco do clássico “Festival Rockstage”, promovido pela “Stormblast Produções”. Velha conhecida, havia uma expectativa enorme em relação ao show. E ela não decepcionou. Após a Intro, o quarteto iniciou seu itinerário metálico com “Pull The Trigger”, do álbum “Esquadrão De Tortura” (2013). O que se viu no restante do set foram músicas clássicas intercaladas com lançamentos mais recentes. Garantia certa de ‘moshing pits’, ‘stage dives’ e muitas cabeças balançando. Um show empolgante e certeiro de uma banda que sabe o que fazer em cima do palco. É de surpreender a precisão técnica e de execução do time como um todo. De todo modo, fazemos menção aqui para o “monstro” Amilcar Christófaro, que sempre figura nas listas de melhores bateristas do Brasil, e para o impressionante vocal de Mayara Puertas.
A banda demonstrou muita energia e ‘feeling’ e fez um verdadeiro passeio por sua discografia, onde basicamente todos os discos tiveram, ao menos, uma música executada. O público interagiu e agitou efusivamente durante todo o show, principalmente com a execução de clássicos como “Horror And Torture”, “Towers On Fire” e “Pandemonium”, todas do seminal álbum “Pandemonium” (2003) e responsável por projetar dentro e fora do Brasil o nome do grupo. Do trabalho mais recente a banda executou as músicas “Return Of Evil”, “Swallow Your Reality” e “Dreadful Lies”. A Torture Squad encerrou com a clássica “The Unholy Spell”, do álbum homônimo de 2001, pondo fim a uma “quarta-feira atípica” de muito Metal! Vale ressaltar a qualidade do som durante todo o evento, principalmente no show dos visitantes. A produção esteve de parabéns pelo evento e dedicação.
O “Festival Quarta Infernal”, além de apresentar dois grandes shows, conseguiu fazer uma grande confraternização, uma celebração em torno da música, da amizade e da cena local. “Novos” e “velhos” headbangers de Mossoró e de cidades vizinhas marcaram presença e abrilhantaram em muito a festa. Muito Heavy Metal, punhos em riste, atitude, peso e a habitual “brodagem” deram a tônica do evento. Uma noite que foi da ansiedade e expectativa ao êxtase que o Metal é capaz de promover. Uma noite, onde uma vez mais reverberou a chama do Metal. Cultura, expressão e sentimentos disseminados por meio da música pesada, encontrando refúgio em corpos pulsantes e mentes ativas. Uma noite metálica e de puro significado.
Setlist Heavenless
Enter Hades
Hopeless
Point Blank
Deceiver
Soothsayer
Uncorrupted
Odium
The Reclaim
Hatred
Setlist Torture Squad
Return Of Evil
Pull The Trigger
Pandemonium
Horror And Torture
No Escape From Hell
Swallow Your Reality
Dreadful Lies
Towers On Fire
Mad Illusions
Raise Your Horns
Living For The Kill
Chaos Corporation
The Unholy Spell