fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

RATOS DE PORÃO

Show do Ratos de Porão no Circo Voador é igual a aniversário. Todo ano tem, você sempre espera se divertir e, até quando não é dos melhores, ainda assim é bom.  Pois pouco menos de um ano após seu último show no templo carioca, o grupo estava de volta, agora para festejar os 25 anos do “Anarkophobia” – ou seja, era dia de cantar parabéns mesmo.

Cabe o parêntese: é provavelmente um dos discos mais contestados da imensa carreira do grupo. À época, muita gente torceu o nariz, pois a banda adicionou muito Thrash Metal na sua receita Crossover já característica. Talvez isso, aliado à noite chuvosa no Rio, tenha feito o público ser apenas razoável, abaixo do que normalmente comparece aos shows do RDP.

Mas o que interessa é a música. Ainda que o efeito do tempo tenha deixado mais evidente que algumas músicas do “Anarkophobia” realmente padecem de ter trechos meio forçados, o Ratos superou isso com sobras. Banda cascuda, público na mão e um vocalista carismático são certeza de bom resultado. Foi na mesma toada de sempre. “Contando Os Mortos” abriu os trabalhos e, em poucos segundos, a impressão era de que poderíamos mesmo contar os corpos na pista, muito em breve.

Gordo aproveita “Morte Ao Rei” para gritar vários “Fora Temer”, ganhando a companhia de parte da galera. “Sofrer” e “Ascensão E Queda” foram cantadas em peso por quem não se arriscava na roda de pogo – curiosamente, grande parte era a turma dos 40 anos, que prevaleceu no evento, ressalte-se. Destacaram-se também “Igreja Universal”, “Commando” (cover do Ramones) e “Escravo Da TV”, com direito a auto-ironia de João Gordo, falante como sempre.

Mas festa boa não acaba cedo e o melhor fica para o fim. O Ratos, ao encerrar as músicas do “Anarkophobia”, detonou, entre outras, “Morrer”, “Amazônia Nunca Mais”, “Paranoia Nuclear”, “Aids, Pop e Repressão”, “Crucificados Pelo Sistema”, “Beber Até Morrer” e “Crise Geral”, que encerrou o aniversário. Não teve bolo, mas ninguém saiu insatisfeito, a julgar pela cara da rapaziada.

Já não dá para dizer o mesmo sobre o McRad. Pouco conhecidos – ou praticamente desconhecidos – por aqui, o grupo americano liderado pelo veterano produtor e skatista Chuck Treece fez um show enfadonho. Nem a presença de Juninho, baixista do Ratos, salvou a apresentação bem morna.
Surpresa mesmo foi quem chegou mais cedo e pôde ver aquele convidado desagradável e que chama a atenção, falando alto e fazendo esporro. Era isso mesmo que o Enterro pretendia, com seu Black Metal cuspido por alguns veteranos da cena. Agora sem o vocalista Tadeu, o baixista Alex Kaffer assumiu os vocais e cumpriu sua missão. Com uns 300 anos de militância no underground carioca, Alex “Falso” passou por diversas bandas importantes, destacando-se o Mysteriis, Necromancer e Explicit Hate (os mais cascudos vão lembrar até do Genetic Deformation, no inicio dos 90).

Completado pelo baterista Perazzo, outro veterano do underground do Metal carioca (Mortus), Donida e China (ex-Matanza), o grupo fez um show sem novidades ou surpresas. Ótimo, era apenas esporro que a galera queria mesmo – tanto que a pista começou a receber os primeiros adeptos do pogo.
Sem muito falatório, o Enterro despejou dez pauladas na cara do público. Uma curiosidade a ser registrada foi o riff inicial de “Nightmare”, do Sarcófago, levado por Donida antes de “Argument For Ignorants”. Uns 25 anos atrás isso poderia provocar até treta, já que Ratos e Sarcófago não se bicavam (bote o Sepultura nesse rolo). Agora, sinal dos tempos, nada acontece nesse quesito – o que é bem mais saudável.

Set list Ratos de Porão
1. Contando Os Mortos
2. Morte Ao Rei
3. Sofrer
4. Ascensão E Queda
5. Mad Society
6. Ódio 3
7. Anarkophobia
8. Igreja Universal
9. Commando
10. Escravo Da TV
11. Conflito Violento
12. Em apuração
13. Morrer
14. Crucificados Pelo Sistema
15 Herança
16. Amazônia Nunca Mais
17. Máquina Militar
18. Paranoia Nuclear
19. Aids, Pop, Repressão
20. Beber Até Morrer
21. Realidades Da Guerra
22. Crise Geral

 

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #282
Setembro/Outubro

SIGA-NOS

48,6k

57k

17,2k

978

23,2k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes

plugins premium WordPress