Parecia coisa do passado religiosos saindo nas ruas ou indo à porta de shows protestarem contra bandas, artistas e afins, julgando-os por algum comportamento, discurso ou atitude que, na visão dessas pessoas, ferem seus princípios cristãos. No entanto, em plena pandemia, um grupo de manifestantes católicos tem ido às ruas de Nova Jersey exigir o fim da rádio universitária de rock WSOU, que desde 1948 é organizada por alunos da Universidade Seton Hall. Segundo levantado pelo canal Loudwire, a justificativa dos protestos do grupo que se auto denomina como Shut Down WSOU 89.5 FM (algo como Cale-se, WSOU 89.5 FM) seria o fato de a rádio estar promovendo satanismo, bruxaria e genocídio contra cristãos, entre outras questões.
Em comunicado, a Shut Down WSOU explicou: “A universidade gerou na rádio uma subcultura perniciosamente maligna e abertamente hostil a Cristo – a universidade, o Conselho de Curadores e o Presidente do Conselho, o Cardeal Tobin não estão dispostos e desativá-la. Ao continuar a transmitir este material na cidade de Nova Iorque e no norte de Nova Jersey, maior mercado de mídia da América do Norte, Seton Hall tornou-se mais uma vez uma desgraça para a Igreja de Cristo e uma ameaça para muitas almas jovens dentro e fora do ambiente universitário”.
Além da rádio universitária, uma série de músicas de metal executadas na programação foi listada pela Shut Down WSOU. Entre as ‘reprovadas’ da lista estão músicas do Dimmu Borgir – considerado pelos mencionados religiosos como uma “banda abertamente satânica” – Opeth, Candlemass, Electric Wizard, Myrkur, Whitechapel, Whindhand e Satan’s Satyrs.
No último dia 26 de abril, aconteceu novo protesto da Shut Down WSOU. Integrantes estiveram em frente ao local onde reside o Cardeal Tobin usando cartazes com o símbolo de “proibido” em cima do nome do Judas Priest e os dizeres: “Fim da blasfêmia de Seton Hall”.
Como resposta, a rádio declarou: “O conselho consultivo da WSOU, composto por alunos e ex-alunos da WSOU, com clérigos e administradores da Universidade Seton Hall, se reúne regularmente para revisar o conteúdo da rádio e as políticas e padrões operacionais. O objetivo é garantir que a WSOU continue a cumprir a missão, objetivos e procedimentos operacionais de longa data. A maior incorporação e integração da missão e ministério católicos na ampla e popular programação da WSOU é sempre prioridade”.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações