Fazer um teste para entrar em banda é uma ocasião tensa para qualquer um. Quando se trata do nome que mais vendeu discos na história do heavy metal, o estresse se intensifica ainda mais. Mesmo um dos músicos mais respeitados do gênero sente a pressão — por isso, ROBERT TRUJILLO precisou se acalmar e encher a cara.
Em entrevista ao canal Beneath the Bassline (via Guitar World), o baixista contou sobre o processo de seleção pelo qual passou para entrar no METALLICA em 2003. Foram dois dias junto com a banda, durante os quais foi colocado em teste de diversas maneiras.
Ele disse:
“O primeiro dia foi mais de observação. BOB ROCK [produtor de longa data da banda] já havia gravado o baixo e estava produzindo St. Anger, então eu estava lá apenas para assistir às guitarras sendo registradas.”
Uma vez que esse primeiro dia de trabalho terminou, TRUJILLO foi testado em outro aspecto lendário do grupo. Antes de ver se era bom de baixo, um deles queria determinar se o músico aguentava a bebedeira.
“Anoitece e LARS ULRICH fala: ‘Ei, vamos beber alguma coisa’. Eu me garanto com algumas cervejas, mas a gente acabou bebendo até às cinco da manhã. Eu acordei com a pior ressaca da minha vida e agora precisava tocar com o METALLICA.”
A tática de ROBERT TRUJILLO
A situação era ainda mais complicada. O vocalista JAMES HETFIELD havia parado de beber, em processo amplamente documentado no filme Some Kind of Monster — e TRUJILLO não queria criar um clima incômodo logo de cara.
Por isso, bolou um plano.
“JAMES estava recém-sóbrio. Ele tinha passado pela reabilitação. Então eu decidi ficar com meu técnico de baixo e decidir qual instrumento e amplificador eu usaria. O que estava fazendo na verdade era me manter longe do HETFIELD para ele não sentir o cheiro de álcool saindo de mim.”
Ele continuou:
“LARS provavelmente estava me testando pra ver meu limite, mas eu me senti como um fracassado.”
O novo baixista do METALLICA
Felizmente, ROBERT TRUJILLO não fracassou no seu teste — após ter disputado vaga com SCOTT REEDER (KYUSS, THE OBSESSED), CHRIS WYSE (ACE FREHLEY, HOLLYWOOD VAMPIRES), ERIC AVERY (JANE’S ADDICTION), TWIGGY RAMIREZ (MARILYN MANSON) e DANNY LOHNER (NINE INCH NAILS). O baixista, que até aquele ponto havia tocado com o SUICIDAL TENDENCIES, BLACK LABEL SOCIETY e na banda solo de OZZY OSBOURNE, se tornou um integrante oficial do METALLICA em 2003.
Ele chegou a ser creditado em St. Anger, lançado naquele ano, mas não tocou em nenhuma faixa. Sua primeira contribuição em estúdio ocorreu no álbum Death Magnetic, de 2008. Desde então, TRUJILLO fez parte de todos os lançamentos do METALLICA.
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.