Mesmo sem a presença de Jon Oliva nos palcos, o Savatage está oficialmente de volta com uma agenda de longo prazo: um plano de 10 anos que promete levar a lendária banda de metal progressivo a diversos países, além dos Estados Unidos.
O guitarrista Chris Caffery, em entrevista recente ao programa Dr. Music, comentou sobre o estado de saúde de Jon Oliva, vocalista e tecladista fundador da banda, que em 2023 sofreu uma grave fratura na vértebra T7, além de lidar com esclerose múltipla e a síndrome de Ménière. Apesar das adversidades, Caffery destacou a força do colega: “Ele é o mountain king, cara. […] Ver o quanto as pessoas sentem falta dele, de sua música e do legado da banda está inspirando-o a subir naquele palco novamente e receber o carinho que ele merece.”
Ainda que ausente fisicamente, Oliva colaborou com a turnê de retorno gravando um vídeo exibido durante a performance da canção Believe. A formação atual da banda conta com Caffery (guitarra), Johnny Lee Middleton (baixo), Al Pitrelli (guitarra), Jeff Plate (bateria) e Zak Stevens (vocal), além dos novos tecladistas de turnê Paulo Cuevas e Shawn McNair.
A retomada do grupo incluiu apresentações na América do Sul em abril, sendo a principal delas o show solo em 21 de abril no Espaço Unimed, em São Paulo — a primeira apresentação fora de festivais em mais de 20 anos. Dois dias antes, o grupo havia tocado no festival “Monsters Of Rock”, também em São Paulo. Em junho, o Savatage seguirá com dez datas agendadas na Europa, incluindo participações nos festivais Hellfest (França) e Graspop Metal Meeting (Bélgica).
Questionado sobre a possibilidade de levar o show aos Estados Unidos, Caffery afirmou: “A ideia é tocar em todos os lugares que pudermos. […] Estamos mirando um plano de 10 anos, e ele vai incluir tudo. Essa é a ideia.”
O retorno de Zak Stevens, que substituiu Oliva entre 1992 e 2000 e participou de quatro álbuns como Edge Of Thorns, Handful Of Rain, Dead Winter Dead e The Wake Of Magellan, marca um reencontro simbólico com os fãs. Ambos dividiram o palco no Wacken Open Air de 2015, último show da banda antes do hiato iniciado em 2002.
O mais recente álbum do Savatage, Poets And Madmen, foi lançado em 2001, marcando o retorno de Oliva como vocalista principal. À época, Pitrelli ainda gravou solos antes de deixar a banda para integrar o Megadeth.
Apesar dos problemas de saúde e de passagens conturbadas — como a prisão por porte de cocaína em 2021 e nova detenção em 2023 —, Jon Oliva mantém sua influência ativa no legado da banda e no Trans-Siberian Orchestra, projeto que cofundou com Paul O’Neill.
Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.