O novo álbum do SEPULTURA, Quadra, será lançado em 7 de fevereiro de 2020, via Nuclear Blast Recods.
Hoje a banda lançou um trailer do álbum discutindo os temas do álbum Quadra. O guitarrista Andreas Kisser explica o título do disco: “Encontrei este livro ‘Quadrivium’. ‘Quadrivium’ é um livro que fala sobre as quatro artes liberais que são cosmologia, música, geometria e matemática. No ‘Quadrivium’, elas têm a definição de cada número e suas combinações. E o número quatro, de acordo com o ‘Quadrivium’, é o número de manifestação em que tudo acontece.”
A capa de Quadra foi criada por Christiano Menezes da Darkside Books. Girando em torno do significado do número 4, o conceito é muito mais profundo, como Kisser explica. “Quadra, entre outros significados, é a palavra em português para ‘quadra esportiva’ que, por definição, é uma área limitada de terra, com demarcações regulatórias, onde, de acordo com um conjunto de regras, o jogo ocorre”, diz ele.
“Todos nós viemos de diferentes Quadras. Os países, todas as nações com suas fronteiras e tradições; cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras onde a vida acontece. Nossas personalidades, o que acreditamos, como vivemos, como construímos sociedades e relacionamentos, tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos: conceitos de criação, deuses, morte e ética.
“Dinheiro, somos escravizados por esse conceito”, continua ele. “Quem é pobre e quem é rico, é assim que medimos pessoas e bens materiais. Independentemente da sua Quadra, você precisa de dinheiro para sobreviver, a regra principal para jogar esse jogo chamado vida. Daí a moeda.
“A moeda é forjada com a caveira do senador, que representa o conjunto de regras e leis pelas quais vivemos; o mapa do mundo delimitando as fronteiras de todas as nações, linhas imaginárias separando as pessoas por conceitos de raça e de sagrado”.
Quadra foi gravado na Suécia e tem a produção de Jens Bogren, o mesmo do disco Machine Messiah, lançado em 2017. “Trabalhar com Bogren é sensacional. Foi fundamental. O produtor sempre é o quinto elemento da banda dentro do estúdio. Energia 100% dentro do disco. Ele expandiu a ideia de corais, de coisas de cordas”, comenta Kisser.
Quadra foi inspirado no Machine Messiah, um disco diferente na história do Sepultura, com elementos inusitados. “Com o Quadra estamos explorando as novas possibilidades que o Machine Messiah trouxe. O lado A é mais tradicional, trash metal; o B é mais percussivo, com ritmos brasileiros; O C vai um pouco mais além com o violão, mais instrumental como característica geral. É ir um pouco mais além; e o D é aquela coisa mais ‘groovada’, lenta, com melodia. Traz a participação da Emmily Barreto, do Far From Alaska. O vocal feminino casou muito bem com a voz do Derrick. O Quadra é uma consequência do crescimento do Sepultura”, diz.
O Sepultura trabalha a nova turnê prevista para março ou abril nos EUA. A participação da banda já está confirmada em alguns festivais de verão europeus e programa uma turnê na Europa, no final do ano, além de América do Sul e outros locais. Para Kisser, será uma turnê histórica, levando em consideração o momento em que a banda se encontra.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse https://roadiecrew.com.br/roadie-shop