O SYSTEM OF A DOWN desafiou várias convenções vigentes ao se tornar uma das bandas mais populares do planeta. Por isso, é compreensível que os egos dos integrantes tenham sido afetados. Essa é a opinião de SERJ TANKIAN.
O vocalista participou do Broken Record Podcast (transcrição via Ultimate Guitar) e durante a conversa, os efeitos do estrelato se tornaram tópico de discussão. Segundo TANKIAN, tias elementos contribuíram tanto para a ascensão quanto para as brigas no grupo.
Ele falou:
“Eu diria que seria impossível nossos egos não serem afetados a longo prazo pelo sucesso do SYSTEM e tudo que conseguimos. Acho que nossos egos cumpriram um papel na nossa criação e desastre, tudo ao mesmo tempo. Então não nego isso, mas sempre vi através de muita coisa nessa indústria. O lado da indústria, digo, não tanto com os fãs.”
Os fãs, segundo SERJ, são a parte mais agradável do sucesso. O vocalista disse que vários admiradores o abordam de maneira positiva, assim como os outros integrantes. Já a indústria musical em si é alvo de palavras não muito gentis.
TANKIAN disse:
“O lado mais da indústria eu sempre vi através das ilusões e tenho uma atitude tipo: ‘ok, isso é um negócio como qualquer outro’. Especialmente quando as pessoas começam a usar a palavra ‘baby’ [risos].”
Em seguida, o músico ainda relatou um caso ilustrativo disso, quando o grupo ainda estava nos seus primórdios. Para ele, sempre foi uma questão de não perder sua perspectiva e ser enganado.
Ele contou:
“Lembro da primeira vez que alguém da indústria veio até nós num show e falou: ‘meu Deus, vocês são a coisa mais incrível!’ E eu olhei de volta… na minha cabeça estou pensando: ‘uau, essa indústria é bem diferente!’. Tem muita embromação, muita balela, sabe? E eu respondi: ‘ah, muito obrigado!’ Eu já trabalhei em tantas indústrias – joias, calçados, software, coisas assim. Minha postura sempre foi de saber que fizemos algo único, e fico feliz que gostaram, mas tem muita balela nessa indústria.”
Os egos no SYSTEM OF A DOWN
Em outra entrevista, à CBC, SERJ TANKIAN compartilhou mais detalhes a respeito da batalha de egos no SYSTEM OF A DOWN. Tem a ver, especialmente, com o processo criativo da banda. Ele explica:
“Quando DARON (MALAKIAN, guitarrista) e eu começamos a trabalhar juntos, eu não compunha instrumental, só letras. E ele não fazia letras, só música. Conforme o tempo passou, eu me aprimorei nos instrumentos e me tornei um compositor musical além de letrista. E ele começou a escrever mais letras. Por mim, ok. Eu o encorajava a compor mais letras. Acredito em progresso, pelo bem da música. Queria um pouco disso de volta, mas não foi o caso. Foi decepcionante. Tornou-se uma diferença criativa no caminho da banda.”