Peso é um requisito básico no heavy metal, a ponto de estar no próprio nome do gênero. Entretanto, o SONATA ARCTICA pecou nesse aspecto em um álbum recente, antecessor direto do elogiado Clear Cold Beyond (2024). Essa é a opinião do vocalista TONY KAKKO.
Em entrevista a Daniel Agapito para a edição 279 da revista Roadie Crew (clique aqui para comprar) o frontman discutiu as insatisfações da banda com alguns dos últimos trabalhos de estúdio, em especial Talviyö (2019). KAKKO afirma que ele e os colegas deixaram pecar na produção, função que os próprios assumiram no trabalho ao lado de MIKKO TEGELMAN.
Ele disse:
“Tomamos algumas decisões erradas no quesito produção, especialmente em Talviyö. Em minha opinião, Pariah’s Child (2014) e Ninth Hour (2016) são ótimos álbuns. Eles soam muito bem e de algum jeito resistem ao tempo como uma entidade só com uma continuação lógica entre eles. Talviyö foi uma mudança. Ele soa muito suave e não notamos isso quando o fizemos.”
Um dos principais motivos apontados pelo músico foi uma armadilha que muitos artistas infelizmente caem. Eles se isolaram demais na própria bolha.
“Fomos um pouco cegos e não vimos isso acontecer na época. Talvez devêssemos ter trazido alguns ouvidos de fora, o que sempre ajuda. Não tínhamos um produtor de fora, tirando MIKKO TEGELMAN, mas estávamos na mesma bolha. Não conseguimos ver para onde o disco estava indo e ele acabou saindo com pouco peso. Não houve uma ou outra razão por trás desta falta de peso, mas um aglomerado de motivos.”
Problema vocal de TONY KAKKO
Um motivo nesse aglomerado foi físico. TONY KAKKO revelou que, na época, sofria de um problema vocal. Por ter perdido potência no seu instrumento, toda a banda foi afetada.
O cantor disse:
“Ao mesmo tempo, estava sofrendo com problemas vocais severos que estavam presentes desde 2017, se não me engano, gradualmente piorando, chegando ao ponto que não conseguia soltar um agudo sequer, não tinha poder algum na voz. Talviyö foi resultado de muitas coisas indo em uma direção inesperada.”
Músicas boas no penúltimo álbum do SONATA ARCTICA
O frontman, entretanto, defendeu o repertório de Talviyö. De acordo com KAKKO, as canções apenas se beneficiariam de uma abordagem como a do novo álbum do SONATA ARCTICA, Clear Cold Beyond, que marcou um retorno da sonoridade power metal clássica do grupo.
O vocalista até revelou o sonho de regravar o disco que ele vê como problemático. Ele afirma:
“Ainda gosto muito das músicas daquele disco, mas acho que a produção o deixou muito suave, com pouco peso. Teria se beneficiado com vocais estilo Clear Cold Beyond e a sonoridade da mixagem de MIKKO KARMILA, ele seria completamente diferente. Talvez se ganharmos na loteria, uma das minhas esperanças é refazer o álbum por completo.”
“Estamos novamente em nossa fase power metal”
Em outro momento da conversa, TONY KAKKO afirma que o SONATA ARCTICA voltou à sua fase power metal com Clear Cold Beyond. Leia trecho do bate-papo:
ROADIE CREW: Como descreveria a evolução da banda e, por extensão, como diria que o novo álbum cabe nesta trajetória?
TONY KAKKO: “É uma montanha-russa e este mais novo álbum é tipo quando a montanha-russa volta ao começo. Estamos novamente em nossa fase power metal, tanto musicalmente quanto em termos de sonoridade. Voltamos a trabalhar com MIKKO KARMILA, o mestre por trás da sonoridade power metal dos álbuns originais do SONATA ARCTICA. Foi ele que mixou o álbum. Diria que esta é uma nova volta da montanha-russa. Espero que de agora em diante seja uma volta mais plana, ou pelo menos com uma trajetória mais para cima. A ideia é parar com as aventuras que temos tido há alguns anos e voltar a ser o SONATA ARCTICA power metal daqui em diante. Nos outros álbuns nesta linha tive estilos diferentes o bastante para chegar a um produto final satisfatório, mas ainda conseguimos lançá-lo em um estilo ainda considerado power metal pelos fãs.”
Em sua opinião, quais foram os resultados desta reunião com MIKKO KARMILA?
TONY: “O resultado, obviamente, foi um álbum que soa como o SONATA ARCTICA. Os fãs do SONATA ARCTICA mais antigo devem conseguir reconhecer o som do novo álbum. Visamos soar como o SONATA ARCTICA de antigamente, talvez com uma roupagem um pouco mais moderna, por conta do jeito que as coisas mudaram. Tem o punch dos álbuns mais antigos. Os antigos são bem diferentes. A diferença entre Talviyö (2019) e Clear Cold Beyond é gigante, inacreditavelmente grande. O resultado é um álbum que soa como o SONATA ARCTICA que as pessoas querem ouvir.”
Este novo álbum está saindo após o lançamento de seus dois Acoustic Adventure, que vocês próprios disseram que ajudaram a banda a “dar um reset”. O que foi este reset e como ele afetou Clear Cold Beyond?
TONY: “Bom, o jeito como este álbum aconteceu foi resultado de uma gama de fatores. Primeiramente, tivemos a pandemia, que me deixou descansar um pouco. Estávamos orando, na esperança de conseguir fazer estes acústicos há um bom tempo, e finalmente conseguimos uma chance de fazer isso junto à nossa gravadora. Aí, tiramos isso de nosso sistema e conseguimos até fazer uma turnê com estes acústicos. Mesmo assim, no final da longa tour de aproximadamente dez semanas estávamos meio cansados deles e nós todos queríamos algo com mais peso. Sentando para compor logo depois dessa turnê, foi fácil entrar na mentalidade de fazer algo com mais punch e velocidade. Tudo contribuiu para o resultado deste álbum.”
SONATA ARCTICA no BANGERS OPEN AIR
O SONATA ARCTICA foi confirmado como uma das atrações do BANGERS OPEN AIR 2025. O festival anteriormente conhecido como SUMMER BREEZE irá ocorrer no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio, com “warm-up” (“esquenta”) em 2 de maio.
Além do grupo finlandês, foram confirmadas mais 11 bandas do lineup de 2025. São elas:
- POWERWOLF
- I PREVAIL
- PARADISE LOST
- HAKEN
- LORD OF THE LOST
- E.A.T
- BEYOND THE BLACK
- BURNING WITCHES
- DYNAZTY
- VIPER
- DORSAL ATLÂNTICA
Os ingressos estão à venda pelo site Clube do Ingresso. Entre os dias 6 e 9 de setembro, será realizada uma pré-venda especial do Bangers Pass para os 3 dias, sem taxa de conveniência. A partir do dia 10 de setembro começará a venda geral, com todos os setores e datas individuais disponíveis.
A entrevista completa de TONY KAKKO (SONATA ARCTICA) pode ser lida na edição #279 da ROADIE CREW. Para adquirir a revista e recebê-la em casa, acesse nossa loja oficial ou entre em contato pelo fone (11) 96380-2917 (WhatsApp).
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.