O veterano Steve Rowe, guitarrista de uma das principais bandas do rock progressivo de todos os tempos, o Yes, e reconhecido também por passagens marcantes nos anos 80 por Asia, GTR e Anderson Bruford Wakeman Howe, além de artista solo e convidado em gravações de muitos artistas famosos, como Queen e Martin Taylor, elegeu seu “deus do rock” em entrevista para a Rádio BBC.
“Meu deus do rock é Chuck Berry”, revelou. “Fui para Lewisham uma noite com a banda a qual eu fazia parte, o The Sindycats, uma pequena banda de pub. Entrou o The Animals, depois Carl Perkins e, então, Chuck Berry!”, relembrou. “Ele era tão dinâmico; ele podia cantar, podia compor e podia tocar guitarra”.
Howe completou dizendo: “Então, todas essas coisas simplesmente sumiram – não havia rachaduras para preencher com Chuck Berry”. Ele era uma estrela única em si mesmo”, explicou.

“Maybellene (1964) foi meu primeiro álbum com o The Syndicats – portanto, sempre tive uma ligeira ligação com essa música em particular. Pulando para 1969, o grupo ao qual eu fazia parte – uma banda malsucedida chamada Bodast -, na verdade foi banda de apoio para o Chuck Berry no Royal Albert Hall. Fizemos nosso próprio trabalho e depois o apoiamos. Porém, o único problema foi quando ele veio para o ensaio, ele apontou para mim e disse: ‘Eu não preciso de você!’. Então, pensei: ‘Oh, obrigado…’.”, recordou Howe.
“Mas, para compensar isso – porque senti que realmente estava perdendo –, no intervalo levei minha guitarra para ele: ‘Chuck, posso entrar?’. Ele disse, ‘Entre’, então entrei e perguntei, ‘Você gosta da minha guitarra?’ – Chuck, você tocaria minha guitarra?’. Agora, essa guitarra eu não vou deixar ninguém tocar, mas dei para Chuck e ele se sentou… E eu ainda posso vê-lo em minha mente. Posso vê-lo tocando minha guitarra e dizendo, ‘Isso é muito bom’ – porque a maneira como eu tinha a ação e a maneira como eu tinha a medida das cordas, era realmente bom. E ainda hoje é, ainda tenho a mesma guitarra. Me senti muito bem. Mas Chuck também teve um lugar muito especial em minha educação ou em meu conhecimento musical na época. Estou honrado em dizer que Chuck Berry tocou minha guitarra”.
Ouça o próprio Steve Howe falando de Chuck Berry no áudio recuperado pelo canal Raised on Radio:
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações