A situação interna no Iced Earth parece mesmo ter ficado insustentável após a polêmica causada pelo líder e guitarrista Jon Schaffer, que invadiu o Capitólio dos Estados Unidos durante a insurreição ocorrida no dia 6 de janeiro e, supostamente, estaria entre os manifestantes que pulverizaram a polícia do recinto com spray de urso á base de pimenta. O vocalista Stu Block e o baixista Luke Appleton, que assim como os demais integrantes da banda de Schaffer se manifestaram contra a invasão e a qualquer ato de violência, anunciaram nesta segunda-feira (15) que estão oficialmente deixando o Iced Earth.
Em nota, Block, que estava na banda desde 2011, declarou:
“Bem, há momentos e eventos em que você tem que fazer um balanço e reavaliar sua vida, trabalho e trajetória para o futuro. Dito isso, informei Jon e sua atual administração que devo anunciar minha demissão do Iced Earth com efeito imediato.
Antes de tomar qualquer decisão pessoal, precisei das últimas semanas para processar a situação, bem como respeitar os outros em nosso campo que estudam a situação. Agradeço muito a todos por respeitarem isso. Em vários sentidos, é a melhor decisão para meu crescimento pessoal/profissional daqui por diante. É hora de seguir em frente, curar e prosperar.
Muito amor e respeito a todos vocês. Não se preocupem! Fiquem ligados nas novidades que estão por vir! É hora de embarcar em um novo capítulo. Sejam bons uns com os outros”.
Por sua vez, também através das redes sociais, Appleton (na banda desde 2012) informou:
“Em resposta aos eventos e circunstâncias recentes, notifiquei a gerência do Iced Earth e Jon que irei renunciar como baixista do Iced Earth com efeito imediato.
Gostaria de agradecer a todos que me enviaram apoio e amor durante este momento difícil. Obrigado!”.
No Demons & Wizards a situação não está diferente, tendo em vista que Hansi Kürsch, parceiro de longa data de Schaffer, também já havia informado que estava deixando o projeto por conta de todo esse episódio provocado pelo guitarrista.
A ATUAL SITUAÇÃO DE JON SCHAFFER
Schaffer, que enfrenta seis acusações criminais e que acredita-se ser uma das pelo menos 400 pessoas que estão sendo investigadas pelo FBI por conta de suas ações na insurreição, está detido na Cadeia do Condado de Marion desde que se entregou à polícia no dia 17 de janeiro. Sua primeira aparição no tribunal aconteceu no dia seguinte.
O músico de 52 anos renunciou à sua audiência preliminar, bem como seus direitos a uma audiência de identidade e à produção de um mandado no final de janeiro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Indiana, segundo afirmam os documentos do tribunal. Ele será transportado por um delegado para a capital Washington, onde os advogados do governo e a equipe jurídica de Schaffer concordaram mutuamente em cuidar de todos os procedimentos.
Jon Schaffer tem direito a uma audiência sobre a questão da prisão preventiva após sua chegada na capital americana. No mês passado, advogados do governo solicitaram ao juiz que não oferecesse fiança a Schaffer quando ele se apresentasse a um magistrado dos Estados Unidos.
Para ser liberado sob fiança, Schaffer deverá provar ao magistrado federal que não é uma ameaça para si próprio ou para outras pessoas. Os outros acusados de invasão ao Capitólio receberam fiança, mas foram obrigados a entregar suas armas de fogo, evitar contato com os demais invasores e a ficarem longe de todos os edifícios do capitólio estadual. Alguns outros supostos manifestantes estão proibidos de usar as redes sociais e de participar de qualquer comício político.
Edições avulsas, assinatura física e digital.
Conheça a nossa Roadie Crew Shop – acesse www.roadiecrew.com/roadie-shop
Apoie nosso jornalismo com uma contribuição de qualquer tamanho.
Seu apoio ajuda a continuarmos melhorando o conteúdo do site com entrevistas exclusivas, resenhas de shows, notícias e artigos. Toda contribuição, por maior ou menor que seja, é muito valiosa para nós. Clique em Doações