fbpx
Live EvilRoadie News

SUMMER BREEZE OPEN AIR – 2019 – Uma verdadeira aula de como se faz um festival de metal

14 a 17 de agosto de 2019 - Dinkelsbühl, Alemanha

Sendo bem direto, a Alemanha não tem apenas o Wacken Open Air. Aliás, a Europa não tem apenas o Wacken Open Air.

A Europa está cheia de ótimos festivais e o Wacken – muito por conta das coberturas da Roadie Crew – realmente se consagrou como o festival mais reconhecido no Brasil. Afinal, anos atrás começamos a fazer excursões para lá também e tivemos as etapas de Wacken Metal Battle percorrendo o país.

Summer Breeze 2019

Os anos passaram e hoje podemos ter muitas outras opções de eventos desse tipo pelo velho continente e, na Alemanha, existe um deles que vem se destacando ano após ano, o Summer Breeze Open Air.

Cerca de 40.000 pessoas fizeram a peregrinação ao local nos arredores da pequena cidade de Dinkelsbühl, no interior da Baviera, para ver uma enorme quantidade de bandas como King Diamond, Avantasia, Parkway Drive, Emperor, In Flames, Airbourne, Hammerfall, Testament, entre tantos outros.

A pequena e medieval cidade de Dinkelsbühl já uma atração turística à parte. A região da Baviera é muito bonita e bem próximo do Summer Breeze ainda se encontram cidades como Munique, Stuttgart, Nuremberg, Zurique (Suíça).

In Flames

A temperatura na região é muito agradável e as chuvas se resumem a algumas quedas rápidas de água. Ou seja, é bem difícil em agosto chover durante ou festival e na região onde se localiza o evento.

No Summer Breeze, mesmo que a chuva caia um pouco, o solo absorve bem a água e não existe lama.  Além disso, a área do palco principal não é na terra batida. A pista é cimentada nessa área do evento e isso ajuda demais.

O promotor do evento não deixa ultrapassar a quantidade de 40.000 pessoas e, sendo assim, você consegue se locomover pela área do evento com mais facilidade, menos filas para beber, comer, ir ao banheiro. E muito mais tranquilo para ver os shows. É possível ver com qualidade e de onde desejar. Quer chegar perto do palco? É possível.

Kvelertak

Existem dois palcos principais no Summer Breeze, que na verdade é apenas um palco chamado de Main Stage. Graças ao milagre do palco giratório. Ou seja, enquanto uma banda está se apresentando, a equipe de roadie da próxima banda já pode ir trabalhando e deixando tudo preparado para o próximo show.  Isso evita aqueles intervalos tediosos.

E tem ainda mais 3 palcos. O T-Stage também bem grande, o Wera Toll Rebel Stage e o Ficken Party Stage. E não são caminhadas longas para ir de um palco para o outro. Se programando para ver as bandas que mais deseja, fica fácil se movimentar na área até porque existe um esquema bem organizado de saída e chegada do público nos shows.

Krisiun

2019 – MAIS UM SUMMER BREEZE DE MUITO SUCESSO

São mais de 70 bandas durante os 4 dias de evento. O sol estava brilhando, principalmente na sexta-feira, muitas opções de cerveja, alimentação de enorme diversidade, diversão total.

A qualidade visual dos palcos e também de som e luz é algo na qual os alemães não falham. Poder ver o show do King Diamond de perto com um palco com luzes e som perfeito foi empolgante. O mesmo com o In Flames que na Europa sempre estão em posição de destaque e fazem shows de arrebentar misturando a qualidade sonora com efeitos visuais impressionantes. E foi uma surpresa ver o guitarrista Chris Broderick (e-Megadeth) na formação da banda.

O Airbourne arrebentou também e agora tem em sua equipe nosso amigo Rogerinho, ex-roadie do Motörhead. Foi bem legal encontrar com ele por lá!

Summer Breeze 2019

O show do Avantasia com a presença de Geoff Tate e Eric Martin (Mr. Big) também foi bem legal, Death Angel e Testament foram obviamente shows de aula thrash metal, Soilwork com seu melodic death metal sempre muito bem executado, o nosso Krisiun mais uma vez ovacionado pelos alemães e vale destacar ainda algumas bandas que eu nunca tinha visto ao vivo e que mostraram uma qualidade alta como o Kvelertak, The Ocean, Grand Magus, Equilibrium, Beast in Black, Nailed to Obscurity, Thy Art Is Murder e tantas outras.

Entre um show e outro visitei bastante a área VIP sempre cheia de atrativos e o Metal Market que é enorme e cheio de produtos, camisetas, bermudas, calças etc. Na Europa a quantidade de produtos voltados para a cena heavy metal é de impressionar. Além disso, existem lojas da Nuclear Blast, Napalm Records, EMP, Seasons of Mist.

A qualidade do merchandising do Summer Breeze também é de primeira e apresenta uma enorme variedade de modelos de camisetas, bermudas, bonés, bandeiras, mochilas, chaveiros e o copo viking.

King Diamond

E volto a repetir que na Europa, nos grandes eventos, somos tratados como jornalistas e não fãs. Por isso, eu tinha uma credencial com acesso total inclusive a área dos artistas. E lá pude ver de perto a organização do evento trabalhando nos 4 dias de Summer Breeze. Como acontece o rodízio de camarins entre as bandas, área de alimentação dos artistas, área de produção do Summer Breeze, fui convidado para almoços exclusivos e fui recebido pelo promotor do evento em seu office. Ou seja, eles dão valor a imprensa de metal de todo o mundo.

Segundo Achim, o promotor, a recepção dele para com as bandas e todos os jornalistas e o público tem que ser perfeita. Ele considera o festival sua segunda casa e em sua casa todos tem que se sentir bem-vindos e ter o melhor serviço disponível. Não à toa que muitas bandas dizem que é o melhor festival para se apresentar e acredito que não se trata de conversa fiada. Posso dizer tranquilamente que foi assim que me senti, muito bem recebido.

E em breve teremos o Summer Breeze Challenge que vai levar todos os anos uma banda nacional para tocar no festival na Europa.

E para você que quer conhecer o Summer Breeze e região, escreva para [email protected] e reserve seu espaço em nossa excursão.

Soilwork
Grand Magus

 

 

 

 

Recomendamos Para Você

Fechar
Fechar