Por Leandro Nogueira Coppi
Fotos: Roberto Sant’Anna
Enfim, o Summer Breeze fincou sua marca no Brasil e quem cortou a fita de inauguração foi a banda alemã Voodoo Kiss, que deu início a edição brasileira de estreia. O grupo não é tão conhecido em nosso país, porém tem uma história curiosa. Na bateria, seu fundador Achim Ostertag, ou seja, simplesmente o criador do Summer Breeze. Foi por falta de oportunidades para o Voodoo Kiss tocar que há 25 anos Ostertag decidiu criar o festival na cidade de Abtsgmünd. Já o Voodoo foi criado em 1995 e cinco anos depois encerrou atividades. Somente em agosto do ano passado, na cidade medieval da Baviera, Dinkelsbül, a banda voltou a se reunir, como parte do 25° aniversário do Summer Breeze. Ainda em 2022, o grupo aproveitou o fato para também lançar seu homônimo primeiro álbum, gravado em maio do mesmo ano. Além de Ostertag, o Voodoo Kiss é completado pelos cofundadores Marin Beuther (guitarra) e Klaus Wieland (baixo), além do vocalista Gerrit Mutz (Sacred Steel, Angel of Damnation, Dawn of Winter) e da recém-admitida Steffi Stuber, frontwoman da banda Mission in Black e mais conhecida em seu país como caloura no programa The Voice of Germany.
O grupo fez um show curto de abertura do festival, apresentando uma sonoridade bem simples e direta, um ‘rockão’ pé-no-heavy em que os destaques foram os singles “The Beauty and the Beast” e “The Prisoner”. O que ficou nítido é que a função do grupo alemão no palco era algo bem descompromissado, mais como uma celebração e a realização de um sonho de seus integrantes em a banda poder estar em um festival de grande porte fora de seu continente. Fato é que os músicos performavam de modo bastante tímido, principalmente Mutz quando se comunicava com o público, bem como a própria Stuber, que mais olhava em direção aos seus companheiros de banda do que para a plateia.
De todo modo, o público, em número ainda pequeno nesse primeiro show do dia, parece ter sido conquistado pela simpatia dos músicos. Prova disso é que a banda deixou o Hot Stage sendo bastante aplaudido. E olha que isso foi só uma amostra de que o público que compareceu nos dois dias de festival foi bem caloroso com todas as atrações que pisaram em cada um dos palcos do Summer Breeze. Ponto para o Brasil, que mostrou que o radicalismo (ao menos nos shows) é coisa do passado.
Setlist:
- Intro
- The Beauty and the Beast
- The Killer
- Nice Guys
- Spellbound by Her Eyes
- The Prisoner
- (Intro) – Bat an Eye
- The Eagle in the Sky
- Feel the Curse
- No Time
- Dr. Evil
- Angel Demon
- Thousand Steps of Goodbye