Por Rodolfo Bragantini
Fotos: Daniel Croce
Recuperados de problemas de saúde, o que levou ao adiamento dos shows de Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), os ex-Nightwish Tarja Turunen e Marko Hietala levaram o público do Sacadura 154, no Rio de Janeiro (RJ), à loucura. Tarja e Marko já haviam passado pelo Brasil há pouco tempo, menos de seis meses precisamente. Tarja, com sua turnê solo, enquanto Marko excursionava com Anekke van Giersbergen (solo, ex-The Gathering e Agua de Annique). A expectativa dos fãs era grande, já que, como dito, a dupla precisou adiar as apresentações de Curitiba e Belo Horizonte em mais de um ano, por cota de problemas de saúde.
Marko Hietala inicia sua apresentação pontualmente às 21h, com seu fiel escudeiro, Tuomas Wäinölä, ao violão. Seu set foi basicamente uma versão mais curta do mesmo show de outubro passado, apresentado no Teatro Rival, e durou exatos 38 minutos.
A performance acústica começou com a música Stones, de Marko. Ela teve um toque bastante intimista, porém animou o público que lotava a casa. Na sequência, dois clássicos, Crazy Train, de Ozzy Osbourne, e Child of Babylon, do Whitesnake. Wäinölä agradou bastante com sua versão de Wave, de Tom Jobim. Na sequência vieram a nova Two Soldiers, The Islander, do Nightwish, e, para encerrar, Children of the Grave, do Black Sabbath. Ao final, Marko anunciou que vão deixar o palco para Tarja, e avisou que voltariam logo.
Depois de cerca de 20 minutos para a organização do palco, as luzes se apagam e a música de abertura da apresentação de Tarja começa a rolar pontualmente às 22h. A banda entra e dá início com Demons in You. Logo em seguida, a cantora entra no palco ovacionada, agitando bastante os fãs e convidando-os para cantar junto. As três músicas seguintes são de sua carreira solo, incluindo Shadow Play com Tarja ao teclado.
Na sequência, Tarja deixa o palco e a banda continua em seu momento de solos. Esse é o tempo para a artista trocar de roupa. Na volta, já ao lado de Hietala, a primeira canção que a dupla apresenta junta é Dead to the World, do Nightwish. Tarja e Marko cantam seis músicas, sendo cinco delas do Nightwish, além de Left on Mars, lançada recentemente nas plataformas digitais (incluindo videoclipe).
Não poderiam faltar as duas canções mais conhecidas do Nightwish e, talvez, as mais aguardadas da noite: Planet Hell e Wish I Had an Angel. Com elas, o público foi ao delirio!
Nesse momento, Marko deixa o palco e Tarja canta mais três músicas do seu repertório autoral. Para encerrar, Marko volta e eles apresentam a canção Over the Hills and Far Away, do grande e saudoso guitarrista irlandês Gary Moore.
O público esperou por um bis que não houve – talvez para poupar a saúde dos artistas para os próximos shows. Os fãs pediram “Nemo” e “The Phantom of the Opera”, mas elas não foram apresentadas. Também esperaram por algumas previstas no set, porém também foram cortadas. De todo modo, foi um ótimo show, onde eles também puderam matar a saudade do Nightwish.
Marko Hietala – setlist
Stones
Crazy Train (Ozzy Osbourne cover)
Child of Babylon (Whitesnake cover)
Wave
Two Soldiers (New song)
The Islander (Nightwish song)
Children of the Grave (Black Sabbath cover)
Tarja – setlist:
Demons in You
Die Alive (extended intro)
Diva
Shadow Play (with “Band Solos” extended outro)
Dead to the World (Nightwish song) (with Marco Hietala)
Dark Star (with Marco Hietala)
Left on Mars (Marco Hietala cover) (with Marco Hietala)
Dead Promises (with Marco Hietala)
Planet Hell (Nightwish song) (with Marco Hietala)
Wish I Had an Angel (Nightwish song) (with Marco Hietala)
I Walk Alone
Victim of Ritual
Until My Last Breath
Over the Hills and Far Away (Gary Moore cover) (with Marco Hietala)
Siga o canal “Roadie Crew” no WhatsApp: