Notório pelas mudanças na formação, o Testament vivenciou uma rara estabilidade em boa parte da última década. Entre 2014 e 2022, a banda seguiu com Chuck Billy nos vocais, Eric Peterson e Alex Skolnick nas guitarras, Steve Di Giorgio (substituindo Greg Christian) no baixo e Gene Hoglan (membro desde 2011) na bateria.
Este último, porém, teve sua saída anunciada em fevereiro de 2022. No mês seguinte, o grupo surpreendeu ao confirmar a volta de Dave Lombardo. Famoso pelo trabalho com o Slayer, o baterista havia integrado a banda rapidamente entre 1998 e 1999, participando do álbum The Gathering.
Sua segunda passagem também foi breve: em 2023, ele teve saída confirmada e, enfim, a vaga foi ocupada pelo jovem Chris Dovas, de 26 anos. Segue dessa forma o grupo, que em 2023 veio com Dovas ao Brasil para shows em São Paulo (no festival Summer Breeze, hoje Bangers), Brasília e Belo Horizonte.
Quando Hoglan saiu, curiosamente, Dovas já era uma opção — e chegou a ficar de sobreaviso. A revelação foi feita por Eric Peterson em entrevista à rádio 96.7 KCAL-FM (via Blabbermouth).
“Recebemos muitas fitas de vídeo e eu conversei com alguns músicos diferentes. Chris foi minha escolha. Mas Lombardo entrou em contato com Chuck e comigo. Todos quisream seguir com ele. Então disse a Chris: ‘vamos mantê-lo na retaguarda e ver o que acontece’.”
Por sorte, o atual baterista do grupo obedeceu à orientação do veterano guitarrista.
“Alguns meses depois, soube que Lombardo não poderia fazer nossa próxima turnê, só alguns shows selecionados. Fiquei tipo: ‘meu Deus, aqui vamos nós de novo’. Os outros caras recomendaram chamar (o ex-baterista do Testament John) Tempesta ou (Paul) Bostaph‘, que sabíamos que não seriam permanentes, mas sugeri dar uma chance a esse garoto.”
Quando Dovas ensaiou com o Testament pela primeira vez, Peterson afirma que a reação de todos girou em torno do bom e velho “uau”.
“Ele trouxe muita energia e nos fez tocar mais rápido, mas não de um jeito tipo ‘ pega leve, não podemos mais tocar tão rápido’. Ele tornou isso mais fácil e trouxe um pouco de vida de volta.”
O novo álbum do Testament
Ainda sem data para ser lançado, o novo álbum do Testament marcará a estreia de Chris Dovas com a banda. Sobre o disco, Eric Peterson contou que o material será mixado pelo produtor sueco Jens Bogren (Opeth, Angra, Sepultura, Kreator, Paradise Lost etc). Ele disse:
“Nosso novo disco está praticamente pronto, 90%. O baixo, a bateria, a maioria dos vocais e minhas guitarras estão todos prontos. Eu e Alex temos alguns solos para fazer. Acho que Chuck tem mais alguns vocais para fazer. Em janeiro vai ser a mixagem. Acho que lançaremos um single entre abril e maio.”
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.