fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

THE MISSION | GENE LOVES JEZEBEL – São Paulo (SP)

Por Ricardo Batalha
Fotos: Roberto Sant’Anna

A segunda data dos ingleses do The Mission na cidade de São Paulo casou exatamente com o dia do segundo turno da eleição de 2022. A primeira, a 22 de outubro, viu um Carioca Club sold out e, em 30 de outubro (domingo), se não ocorreu o mesmo, o panorama não tão foi diferente. Assim como em algumas datas da turnê, a abertura ficou a cargo do convidado especial Gene Loves Jezebel.


Quando aportou pela primeira vez no Brasil em 1988, o grupo inglês Gene Loves Jezebel já trazia na bagagem os hits Heartache, The Cow, The Motion of Love, Sweetest Thing e, claro, Desire (Come and Get It). Àquela altura, os irmãos gêmeos e líderes, Jay e Michael Aston, estavam juntos e promoviam o álbum The House of Dolls. Agora, porém, a situação é outra, pois há tempos eles se separaram de forma não amigável e duas versões da banda foram para os palcos. A que veio mais uma vez para cá foi a de Michael, que iniciou o set às 18h15 e tentou esquentar os presentes antes da atração principal.



No palco, desde o começo do show com Heartache, Michael fez as suas “dancinhas” em uma postura que lembra um misto de Iggy Pop com Jim Morrison. Na bateria, um velho conhecido dos fãs de hard rock, com a presença de Chad Stewart, do Faster Pussycat, além do guitarrista Nick Rozz e do baixista Chad MacDonald, ambos ex-BulletBoys. Após Always a Flame, Bruises e Downhill Both Ways, o vocalista instigou os presentes a cantarem a melodia de Beyond Doubt e foi prontamente atendido. Àquela altura, muitos não tiravam os olhos do celular para acompanhar a apuração das eleições. Mas o set seguiu com The Cow (com uma menção a Love Will Tear Us Apart do Joy Division), Suspicion, Loving You Is The Best Revenge, Twenty Killer Hurts e Gorgeous. No final, quando apresentaram clássicos que vingaram nas rádios, Desire (Come and Get It) e The Motion of Love, Michael Aston e sua banda conseguiram, de fato, levantar o público.


Na sequência, após os ajustes no palco, Wayne Hussey (vocal e guitarra), Simon Hinkler (guitarra), Craig Adams (baixo) e Alex Baum (bateria) entraram em cena para mais um show da “Deja Vu Tour”. Curiosamente, a primeira vez que o The Mission se apresentou no Brasil também foi em 1988, quando fez um show memorável no extinto Projeto SP, casa que naquele ano abrigou Iggy Pop, Jethro Tull, Nasty Savage, Toy Dolls, The Church, além do próprio Gene Loves Jezebel. Na ocasião, a banda inglesa promovia seu segundo álbum, Children, mas agora, sem nenhum disco novo na bagagem, concentrou o repertório com alguns de seus grandes clássicos, começando, após a intro Tadeusz (1912-1988), com Beyond the Pale, que conectou os fãs com aquela inesquecível primeira passagem por aqui.


Mesmo sendo uma referência do gothic e pós-punk, o The Mission é aquele exemplo de banda que agrupa fãs de diversas “tribos”, além dos populares ouvintes de FM. Até se esperava que Hussey, que há tempos vive no Brasil, se comunicasse em português com seus fãs, mas não foi o que vimos além de “obrigado”. O set, que costuma variar a cada show e tradicionalmente traz alguns covers/versões, seguiu com Hands Across The Ocean e Into the Blue.


Afora ter um passado que remete a forças inglesas como The Sisters of Mercy, Dead or Alive, The Sisterhood, Artery e The Cult, ressalta-se, além de Hussey, a forte presença dos demais integrantes originais. Hinkler, com seu estilo pessoal na guitarra, e Adams, com a performance característica e a segurança nas notas graves, bem acompanhadas pelo baterista Alex Baum, integrado ao grupo este ano em substituição a Mike Kelly. Diferentemente do que normalmente acontece com o público em shows, àquela altura notava-se a expectativa de alguns dos presentes com o resultado das eleições, que acabou com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Sem manifestações no palco ou do público, o set seguiu com Met-Amor-Phosis, Garden of Delight e Swoon.


A sempre aguardada Severina, que colocou o The Mission nas rádios do Brasil, conseguiu uma recepção calorosa dos fãs, que seguiram empolgados com Like a Child Again, de Masque, lançado há 30 anos. Afterglow, uma das inéditas da coletânea Sum and Substance (1994), antecedeu o primeiro cover da noite, Like a Hurricane, de Neil Young, que o The Mission gravou em seu segundo single, Garden of Delight (1986). E por falar em singles, o set seguiu com Butterfly on a Wheel, single e hit do álbum Carved in Sand (1990), e foi encerrado com a clássica Wasteland, que abre o debut, God’s Own Medicine (1987). Com um “até breve” de Hussey, os músicos deixam o palco. Interessante notar que os integrantes do Gene Loves Jezebel passeavam pela pista e na área externa do Carioca Club, atendendo fãs para fotos e breves papos.


O primeiro bis trouxe três músicas, começando por mais um cover, desta vez para Tomorrow Never Knows, dos Beatles. Na sequência, outro lado B de single, mas agora com a “antigona” Naked and Savage, que também saiu na coletânea The First Chapter. E vale registrar que Craig Adams e Wayne Hussey lembraram da época com o Sisters of Mercy incluindo um trecho de Marian. Então, para agitar ainda mais, veio Deliverance, outro hit de Carved in Sand e que teve o refrão cantado com entusiasmo pelos presentes. O encerramento, em clima de festa, veio com Tower of Strength, que reuniu até os músicos do Gene Loves Jezebel no palco.


Hussey declarou no palco que esta foi a última turnê da banda na América do Sul e, mesmo com algumas datas canceladas, obteve sucesso. Claro que isto deixa aquele gosto amargo, porque se constata que músicas que ficaram de fora do repertório, como Blood Brother, Sacrilege, And the Dance Goes On, Kingdom Come e outras, não serão mais vistas por aqui.

Setlist – Gene Loves Jezebel:
Heartache
Always a Flame
Bruises
Downhill Both Ways
Beyond Doubt
The Cow
Suspicion
Loving You Is The Best Revenge
Twenty Killer Hurts
Gorgeous
Desire (Come and Get It)
The Motion of Love

Setlist – The Mission:
Tadeusz (1912-1988) / Beyond the Pale
Hands Across The Ocean
Into the Blue
Met-Amor-Phosis
Garden of Delight
Swoon
Severina
Like a Child Again, de Masque
Afterglow
Like a Hurricane (Neil Young)
Butterfly on a Wheel
Wasteland
Tomorrow Never Knows (Beatles)
Naked and Savage
Deliverance
Tower of Strength

Compartilhe:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Youtube
Youtube
Instagram
Whatsapp
LinkedIn
Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS

EXCLUSIVAS

ROADIE CREW #279
Março/Abril

SIGA-NOS

44,2k

57k

17,3k

1k

22,5k

Escute todos os PodCats no

PODCAST

ROADIE SHOP

SIGA-NOS

Cadastre-se em nossa NewsLetter

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Diego Lopes