Antecipado de forma exclusiva pelo site Metal Injection, “The Absence of Light” novo EP do The Troops of Doom, formado Alex Kafer (vocal e baixo), Jairo “Tormentor” Guedz (guitarra), Marcelo Vasco (guitarra) e Alexandre Oliveira (bateria), está disponível nas plataformas de streaming através da Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast. O material, que foi mixado e masterizado no Crosound Studio, na Noruega, por Øystein G. Brun (Borknagar) e teve arte de capa criada pelo pintor brasileiro, radicado em Portugal, Maramgoní, também será lançado em formato físico no Brasil, México e Europa. “Estávamos trabalhando a todo vapor em nosso full-length, mas resolvemos que não seria positivo lançá-lo nesse momento, pois percebemos que a pandemia ainda estava longe de ter uma definição e um fim. Eu pensei em lançar outro EP com material inédito para que servisse de ‘ponte’ entre o nosso primeiro EP, ‘The Rise of Heresy’ e o nosso futuro álbum de estreia”, declarou o guitarrista Jairo “Tormentor” Guedz.
“The Absence of Light” é uma espécie de trabalho conceitual, já que as faixas “Introduction – The Absence of Light”, “Act I – The Devil’s Tail” e “Act II – The Monarch” são interligadas e contextualizam a mesma mensagem final. “O conceito inicial foi inspirado na obra ‘Leviatã’, do filósofo inglês Thomas Hobbes, mas com uma roupagem mais obscura, criando também uma parábola com a religião de uma maneira geral”, pontuou Guedz. “Quando terminei de ler a obra, pensei: ‘É isso, temos um conceito para este EP! Estou muito interessado no assunto de como a política e a religião determinam o futuro das pessoas e, especialmente, o poder que elas acumulam quando as duas se fundem em uma única forma de governo”, acrescentou o guitarrista, que iniciou a carreira no Sepultura, com o qual gravou “Bestial Devastation” (1985) e o álbum “Morbid Visions” (1986).
O EP conta com a participação de Jeff Becerra (Possessed) na faixa “The Monarch”, além de Lars Nedland (Borknagar, Solefald e White Void) no baixo nas três primeiras faixas e de Dave Deville na introdução orquestral. “Além da regravação de uma música de minha autoria com o Sepultura, ‘Antichrist’, achamos importante apresenta as duas faixas principais do EP também em formato ‘demo’. É interessante que as pessoas sintam a diferença entre as versões e possam entender como a banda desenvolve suas ideias e músicas à distância, já que o The Troops of Doom foi criado em meio à pandemia”, observou Guedz. “Além disso, a faixa ‘Introduction – The Absence of Light’ foi orquestrada pelo talentoso músico e produtor Dave Deville, que também foi responsável pela ‘intro’ do EP ‘The Rise of Heresy'”, completou.
Ouça o EP nas plataformas de streaming em https://backl.ink/148098404
Repertório – “The Absence of Light”:
1. Introduction – The Absence of Light
2. Act I – The Devil’s Tail
3. Act II – The Monarch feat. Jeff Becerra (Possessed)
Faixas Bônus:
4. Antichrist (Sepultura)
5. The Devil’s Tail (Versão Demo)
6. The Monarch (Versão Demo)
O formato físico do EP estará disponível em CD pela Metalized Records no México e nos EUA, Hellven Records na Europa e Voice Music no Brasil. Além disso, será lançado em vinil pela Hellven Records na Europa e em fita cassete pela Repulsive Echo Records na Europa.
The Troops of Doom ao vivo
O The Troops of Doom agendou o primeiro show de sua carreira no “Over Metal Fest 2021”, que ocorre no dia 11 de dezembro no Fabrique Club, em São Paulo (SP), ao lado de Torture Squad e Attomica, além da presença de Vitor Rodrigues (vocal, Tribal Scream, Victorizer, ex-Torture Squad e Voodoopriest), que cantará algumas músicas com Torture Squad e Attomica. Os ingressos estão disponíveis pela Sympla (https://www.sympla.com.br/over-metal-fest-2021__1322294).
Site relacionado e loja online: www.thetroopsofdoom.com
Face | Insta: @thetroopsofdoom
Youtube: https://youtube.com/thetroopsofdoom
Booking/Management: rodscelza@gmail.com | Whatsapp: +55 21 998581699, c/ Rodrigo Scelza
Imprensa – ASE Music: http://www.asepress.com.br/music/ | music@asepress.com.br