Por Nelson Souza Lima
Fotos: Andre Santos
Finalmente após anos de espera The White Buffalo, nome reverencial do folk rock, fez sua estreia em solo brasileiro. O violonista/vocalista/letrista Jake Smith é o cara que percorre o país com a Latin America Tour 2024 e que segue depois para Chile e México. Organizada pela Powerline Music Books a turnê, além de São Paulo, passa por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Enquanto o Iron Maiden tocava no Allianz Parque com milhares de fãs batendo cabeça, o Terra SP, na zona sul de São Paulo, recebia um show mais simples, sem decibéis altíssimos, toneladas de instrumentos ou pirotecnias cênicas. Acompanhado por Christopher Hoffee (baixo, teclado e guitarra) e Matt Lynott (batera) Jake Smith e The White Buffalo mostraram um show minimalista, no qual a música foi protagonista, sendo empolgante e inesquecível.
Os shows do trio no Brasil estão muito concorridos, pois Smith tornou-se conhecido pelas muitas canções que integram trilhas sonoras de séries americanas, como “Sons of Anarchy”, “Californication” e “This Is Us”. Suas músicas e sua longeva discografia abordam temas como solidão, perdas, resiliência, esperança e recomeço. Mas, acima de tudo, não falam para determinado nicho, é para pessoas que ele se dirige, e isso ficou claro no público heterogêneo que lotou o Terra SP.
Bangers com camisetas pretas estavam presentes. Era possível ver estampas de Metallica, Anthrax, Nirvana e AC/DC. Os motoclubistas e suas bikes, assunto recorrente de White Buffalo, também estavam lá, além de uma galera que curte o som country americano com chapéus de caubói. Público mais eclético impossível, uma vez que o americano visa emocionar a alma, algo que todos temos. Jake Smith tem sua obra influenciada por Bob Dylan, Leonard Cohen, Tom Waits e Johnny Cash e, assim como eles, integra uma turma de artistas raros.
O show em São Paulo começou pontualmente às 22h e o público, impaciente até então, foi ao delírio quando as luzes se apagaram e o telão ao fundo do palco mostrou o nome da banda. Smith entrou sozinho, foi ovacionado e ganhou a plateia mandado apenas com voz e violão Wish it Was True, do álbum Once Upon a Time, de 2012. Em seguida, Hoffee e Lynott assumiram suas posições para desfilar mais de +20 canções que abordaram toda a discografia da banda.
O mais recente trabalho do The White Buffalo, A Freight Train Through the Night (2024) contribuiu com Love Song #1, Into the Sun, Highwayman, conhecida mundialmente na voz de Johnny Cash, e Oh, Darlin what I Have Done, que encerrou o show.
Durante quase duas horas, o trio mostrou uma harmonia única. Matt Lynott toca batera com técnica e precisão, além de ser muito simpático e sorridente. Já Christopher Hoffee é um dínamo que vai de um canto ao outro do palco agitando, chamando a plateia e mandando solos e riffs muito competentes. Dessa vez o músico não tocou contrabaixo em nenhuma música, apenas intercalou guitarra e teclados, além de fazer backing com muita segurança para a voz principal de Jake Smith.
Minimalismo também marcou a conexão com o público. Smith cumprimentou a galera e depois se limitou a dizer que era um prazer estar no Brasil pela primeira vez, além de apresentar os parceiros de banda e dizer o quanto são talentosos. Mas o que importava é mesmo a música e a galera ouviu o que queria. O setlist trouxe Kingdom for a Fool e Come on Come up Come Out, de Year of the Dark Horse (2022), e Set My Body Free, This Year, Joe & Jolene e The Whistler, de Shadows, Greys & Evil Ways (2013), entre outras.
Talvez os pontos mais altos do set tenham ficado para a clássica The House of the Rising Sun, do Animals, regravada por Jake Smith em 2011 para a série “Sons of Anarchy”, e a bela balada The Observatory do álbum Darkest Darks, Lightest Lights (2017). Ambas foram cantadas pela plateia a plenos pulmões, mostrando o quanto os fãs estavam empolgados. A todo momento Smith pedia para baterem palmas e era atendido prontamente. Já passava das 23h30 quando Oh Darlin’ what I Have Done” encerrou um dos shows mais legais que passaram por São Paulo este ano. Mostra clara que valeu a pena esperar. Ao final do show, Hoffee jogou o setlist para os fãs, além de descer do palco e tirar fotos. Lynott jogou algumas baquetas para os felizardos que estavam mais próximos, esbanjando carisma. Noite para lavar e emocionar a alma.
Setlist
Wish it Was True
Love Song #1
Kingdom for a Fool
Set My Body Free
The Observatory
Problem Solution
This Year
Into the Sun
Joe and Jolene
The Matador
BB Guns and Dirt Bikes
House of the Rising Sun
Sycamore
C’mon Come Up Come Out
Stunt Driver
Come Join the Murder
I Got You
The Whistler
The Pilot
Bis
Highwayman
Damned
Oh Darlin’ What Have I Done
- Clique aqui para receber notícias da ROADIE CREW no WhatsApp.