Uma prática que se tornou comum na relação artistas e fãs é o meet-and-greet, uma experiência que proporciona ao fã um contato mais próximo com seu ídolo. O tema é polêmico, já que muitos criticam essa prática quando envolve pagamento, muitas vezes por meio da aquisição de pacotes VIP, argumentando que o fã já está pagando pelo ingresso do evento ou que, provavelmente, já investiu em produtos do artista ou banda. Em contrapartida, dado o cenário atual da indústria fonográfica, há quem defenda que essa prática ajuda os artistas a se manterem. No caso da banda KK’s Priest, comandada pelo guitarrista K.K. Downing, não são oferecidos meet-and-greets em suas turnês. Em entrevista recente à radialista Nikki Blakk, da estação de rádio americana 107.7 The Bone, o vocalista Tim “Ripper” Owens defendeu seu colega e ex-integrante do Judas Priest por optar não realizar meet-and-greets.
“(Algumas) pessoas são contra encontros pagos. (Eles acreditam) que os fãs não deveriam ter que pagar por isso. Mas eu tenho um olhar diferente para isso. Quer dizer, eu também não quero fazê-los pagar, porque eu quero relaxar. Mas é a oportunidade deles. Você está oferecendo a eles. Eles não precisam (comprar). E o que eu quero fazer é totalmente diferente do que todo mundo. Agora alguém vai roubar essa ideia; Vou divulgá-la. Mas eu disse a Ken (Kenneth ‘K.K.’ Downing), nós atendemos 10 pessoas – é isso – por noite. Nos bastidores, logo depois de terminarmos no palco, temos pizza, cerveja, refrigerantes na sala. Eles entram conosco. Eles têm um pouco de pizza. Eles recebem um pôster, uma foto de oito por dez, um setlist autografado e um laminado. Mas sentar e comer pizza e cerveja e tirar fotos, quero dizer, quão legal é isso? É ótimo. E seria muito rápido.“
Owens prossegue:
“O outro problema hoje em dia (por que) as pessoas têm que fazer (meet-and-greets pagos), é financiar a turnê. Quero dizer, é tão caro fazer turnês hoje em dia. Estamos aqui com um caminhão, um ônibus, uma equipe completa, telas, todo um cenário montado. E é muito caro. Mas [K.K.] tem isso e ele não quer fazer meet and greets, e eu acho legal isso, porque ele tem esse direito. Ele pensa assim: É isso. Eu não quero fazer os fãs pagarem por isso’. Esse é o pensamento dele… (Mas os fãs) querem pagar por isso. Eles querem participar. Eles querem fazer isso. Quero dizer, isso é tudo o que ouvimos – as pessoas ficam muito chateadas por não fazemos isso. Meu Deus. Recebemos (essa pergunta) sem parar: ‘Você está fazendo meet-and-greets?'”
- Clique aqui para seguir o canal ROADIE CREW no WhatsApp.